4ª edição do Congresso Internacional Preservar e Fortalecer a Democracia em Tempos de Pandemia

O Programa de Pós-Graduação em Direito, em parceria com o Instituto de Estudos Fiscais e com o apoio da Capes, realizará em dezembro a quarta edição do Congresso Internacional Preservar e Fortalecer a Democracia em Tempos de Pandemia, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e vários palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles o professor Michelangelo Bovero (Itália).

A quarta e última edição tem como tema central Democracia, Saúde e Educação: novos caminhos para o futuro e ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro, com transmissão ao vivo no Canal do PPGD PUC Minas no YouTube: https://www.youtube.com/c/PPGDPUCMINAS 

Haverá emissão de certificado aos ouvintes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/preservar-e-fortalecer-a-democracia-em-tempos-de-pandemia__954266.

Mais informações na página do Congresso no site do PPGD PUC Minas: https://www.pucminas.br/pos/direito/Paginas/Congresso-Internacional.aspx

Programação

No dia 1º de dezembro, a abertura será às 9h, com o professor Marciano Seabra de Godoi (coordenador do PPGD PUC Minas), contando com a presença do professor José Casalta Nabais (Universidade de Coimbra, em Portugal), da professora Maria Matilde Lavouras (Universidade de Coimbra, em Portugal) e a professora Tathiane Piscitelli (FGV-SP), para discutir o tema Pandemia, Sustentabilidade Fiscal e Financiamento da Saúde.

Ainda no dia 1º de dezembro, a partir das 19h, a mesa A Educação e Seus Desafios será composta pelo reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o professor Carlos Roberto Jamil Cury (PUC Minas e emérito da UFMG), o professor Ricardo Lodi Ribeiro (reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e o professor Marciano Seabra de Godoi (coordenador do PPGD PUC Minas).

No dia seguinte, 2 de dezembro, às 12h, a PUC Minas receberá o professor Michelangelo Bovero (Università degli Studi di Torino, na Itália) para proferir a palestra de encerramento do Congresso Internacional, ladeado do professor Marciano Seabra de Godoi (coordenador do PPGD PUC Minas).

Sobre o Congresso

O Congresso Internacional Preservar e Fortalecer a Democracia em Tempos de Pandemia é um esforço conjunto de alunos e professores do PPGD PUC Minas e, durante as suas quatro edições, reuniu palestrantes de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, bem como palestrantes da Argentina, da Bolívia, da China, da Espanha, dos EUA, da França, do Gabão, da Itália, do México e de Portugal.

A pluralidade de inscritos reflete a intenção do Congresso de ser o mais abrangente e democrático possível. Além de universitários e pós-graduandos de todos os estados do Brasil e de um público jovem de escolas municipais e estaduais (inclusive escola quilombola), contou com inscritos da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Guatemala, Equador, França, Inglaterra, Itália, Nicarágua, Portugal e Uruguai.

 

 

 

#Fapsicomvc ao vivo: acolhimento de urgências subjetivas de estudantes universitárioshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/Fapsicomvc-ao-vivo-acolhimento-de-urgências-subjetivas-de-estudantes-universitários.aspx#Fapsicomvc ao vivo: acolhimento de urgências subjetivas de estudantes universitários02/12/2020 15:00:0011/12/2020 03:05:0012/12/2020 02:55:00Não