A 33ª Semana de História acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio. A programação conta com palestras, mesas, apresentação cultural e apresentação do trabalho de alunos. O título do evento será Que Brasil a Gente Quer? O evento será transmitido pelo canal do Curso de História no YouTube.
O tema abordará toda a década de 1920 e suas lembranças, narrativas históricas e memórias complementares e contraditórias que alimentam até hoje as paixões políticas. Foram anos de questionamentos e protagonismos, quando o Brasil quis ser mais nacional e se redefinir como nação. A memória e a historiografia sobre a década de 1920, em especial o ano de 1922, aborda e reproduz assuntos e temas relevantes da cultura, política e economia de interesse da história atual, relacionados ao debate sobre as identidades étnicas e de gênero, o papel das mulheres na sociedade, a diáspora africana e o lugar dos povos ancestrais no Brasil do futuro.
No tempo presente, os grupos historicamente submetidos emergem e ganham voz, assumem perspectivas próprias e provocam formas remodeladas de ver o Brasil. No ensejo das comemorações e efemérides de 1922, a Semana de História propõe repensar a década de 1920 com o olhar do presente, apontar os pontos de correspondência e distanciamento entre o passado e o presente, e iluminar a complexa realidade, no sentido de se amadurecer o Brasil.
Programação:
- Dia 17/05 (terça-feira)
14h - Mesa: História do Movimento Negro no Brasil (Ms. Jamine Patricia Guedes, PUC Minas e Dra. Polyanna Alves Nicodemos, UFMG)
16h30 – Concerto Musical
17h30 – Palestra: À mão armada (Dra. Angela Alonso, USP)
- Dia 18/05 (quarta-feira)
14h – Mesa: A Década de Vinte e a Gênese das ideias Autoritárias no Brasil (drs. Antônio Gasparetto, UFJF, e Luiz Eduardo de Oliveira, Instituto Federal Sudeste)
16h – Apresentação de trabalhos
- Dia 19/05 (quinta-feira)
14h – Mesa: Rodas Artísticas (Drs Roniere Silva de Menezes, Cefet e Leonardo Davino, Uerj)
16h – Mesa: A Formação do Reacionarismo no século XIX e sua Contribuição para o Fascismo Católico no Século XX (Drs. Rodrigo Coppe Caldeira, PUC Minas e Renato Amado Peixoto, UFRN
18h – Apresentação de trabalhos
- Dia 20/05 (sexta-feira)
14h – Palestra: História do Trabalho e Histórias da Imigração (Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, USP)
16h – Palestra: O que se passa com o Brasil do futuro? (Dra. Heloisa Starling, UFMG)
18h – Apresentação de trabalhos