Metodologia

Os cursos são compostos por 12 disciplinas de 30 horas/aula de aprendizagem cada, com as seguintes exceções:

1) Engenharia de Segurança do Trabalho: 21 disciplinas com carga horária que varia entre 15 e 40 horas/aula de aprendizagem cada totalizando 614 horas/aula.

2) Arquitetura de Software Distribuído: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas/aula.

3) Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: 14 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

4) Tecnologia Assistiva: 17 disciplinas com carga horária que varia entre 10 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

5) Gestão Ambiental Municipal do Século XXI: 16 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 30 horas/aula de aprendizagem, não alterando a carga horária total de 360 horas.

6) MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: 20 disciplinas com carga horária que varia entre 30 e 60 horas/aula de aprendizagem, com carga horária total de 390 horas.

Os cursos são desenvolvidos totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento dos cursos, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas.

O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data.

Para ser aprovado, é necessário obter 70 pontos em cada disciplina, bem como no TCC, que também será realizado a distância.

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.


PROFESSOR AUTOR

É o responsável pelo planejamento do processo de aprendizagem no âmbito da sua disciplina, estabelecendo as competências e as habilidades a serem desenvolvidas, bem como os objetivos de aprendizagem. É ele também que desenvolve todo o material didático necessário para o funcionamento da disciplina e elabora as atividades avaliativas. Uma das suas responsabilidades é auxiliar o professor mentor a responder questões relacionadas ao conteúdo da sua disciplina.


PROFESSOR MENTOR

É o responsável por acompanhar e apoiar os alunos de pós-graduação no processo de aprendizagem, trabalhando em sintonia com o professor autor e com a coordenação do curso. É ele quem responderá todas as questões relacionadas a conteúdo e supervisionará o trabalho dos tutores no atendimento às questões administrativas.


TUTOR

Responsável por responder questões administrativas relacionadas à disciplina e por ajudar alunos e professores a terem a melhor experiência possível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Não é seu papel responder questões que tenham a ver com conteúdo.


ALUNO

Os cursos ofertados pela PUC Minas Virtual se baseiam em metodologias que favorecem processos de aprendizagem autodirigidos pelos alunos, com professores, tutores e materiais didáticos colocados à sua disposição, não impostos. Sendo assim, o comprometimento de cada aluno é de fundamental importância para o bom aproveitamento do curso.