IGARAPÉ – Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade (QUALIS B-1), publicação do grupo de pesquisa LITERATURA, EDUCAÇAO E CULTURA: CAMINHOS DA ALTERIDADE do Programa do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários- MEL , da Universidade Federal de Rondônia, está com chamada aberta para dossiê, com o tema:
CHAMADA PARA DOSSIÊ:
“TEMA: REVERBERAÇÕES DE VOZES FEMININAS NAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS”
O dossiê receberá artigos cujos objetos de reflexão abordem diálogos entre literaturas indígenas e africanas de autoria feminina, movendo a consciência crítica e dos estudos literários que durante muito tempo privilegiou autores masculinos elevados a categoria de cânone. O objetivo do dossiê é pensar nas aproximações e distanciamentos presentes na literatura indígena e na literatura africana, seja em narrativas ou em poemas, problematizando os possíveis encontros entre: ancestralidade, tradição e contemporaneidade; o papel da mulher nas sociedades elencadas; oralidade e escrita; multilinguismo; curandeirismo, religiosidade; animismo; perspectivismo; descolonização; memória individual e coletiva, além de outros possíveis debates pertinentes. A partir dessa provocação, eis nosso convite a todas as pesquisadoras e pesquisadores que queiram dividir conosco essas inquietações em forma de artigos que exponham as reverberações de vozes femininas nas literaturas indígenas e africanas.
Organizadores e responsáveis pela edição do dossiê: Dr Wellington Marçal de Carvalho (UFMG) Prof.ª Dr.ª Roberta Maria Ferreira Alves (UFVJM), Prof. Dr.ª Ananda Machado (UFRR))
Prazo de submissão: 30 de novembro de 2020.
Previsão para publicação: segunda quinzena de Abril 2021.