16/06/2020 15:40

Comunicado: XXXV ENANPOLL

A pandemia da COVID-19 tem nos colocado novos desafios e maneiras de pensar a educação, a cultura e as práticas de pesquisa. Alguns trabalhos tiveram que ser interrompidos, mas muitos deram continuidade e, agora, necessitam de um momento de debates e trocas de ideias com outros profissionais da área, para que possam ser melhorados.

A ANPOLL é uma das entidades científicas brasileiras mais importantes da pesquisa em Letras e Linguística no Brasil. Criada há 36 anos, ela surge com o objetivo de incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa, de promover a divulgação e o intercâmbio de trabalhos científicos e de estimular os debates. O Encontro Nacional da ANPOLL em anos pares é um evento tradicional em que pesquisadores, professores e alunos da área de Letras e Linguística se reúnem para apresentar seus resultados de pesquisa e aperfeiçoar ou dar novos rumos no avanço de suas investigações. Não vamos deixar que a pandemia do novo coronavírus interrompa esse ciclo!

O XXXV ENANPOLL teve que ser adaptado a essa nova realidade, na qual buscamos preservar, ao máximo, a convivência e a dedicação de seus participantes, transportadas para um ambiente virtual e seguro, acessado diretamente da nossa própria casa. Não teremos os abraços calorosos dos reencontros, nem aquele café especial que havíamos preparado com toda tradição da cafeicultura londrinense, mas manteremos em pé a nossa rede de afeto. A data escolhida para esse nosso encontro é 09, 10 e 11 de dezembro de 2020.

Buscamos preservar a programação original, a qual se encontra em fase de confirmação com os convidados. Vale adiantar que contratamos uma empresa especializada que nos oferecerá toda assistência para que tenhamos as salas de nossos Grupos de Trabalho com até 100 pessoas, a aula-show, as mesas-redondas e as conferências com acesso simultâneo de até 1000 pessoas, e faremos, também, os lançamentos de livros. Além disso, a sessão “ANPOLL Integra”, um espaço de acolhida e estímulo à participação de novos pesquisadores, está confirmada! Utilizamos os recursos tecnológicos para melhorar esta modalidade e torná-la ainda mais disponível a todos!

A mudança de um congresso planejado fisicamente para o ambiente virtual exigiu nossa adaptação a uma nova plataforma que baixará, consideravelmente, o valor das inscrições.  A nova modalidade facultará o pagamento por cartão, de modo a garantir maior segurança e teremos um novo sistema para refazer as inscrições, o que implica enviar novamente os resumos. Haverá ainda a publicação de anais, por isso, fiquem atentos às novas circulares.

Em breve, mandaremos uma circular detalhando o processo de inscrição. Aguardem!

Atenciosamente,
Diretoria ANPOLL