Processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Programa, com foco na formação discente e produção intelectual
O processo de autoavaliação do PPG-Letras orienta-se, inicialmente, pelos princípios que regem a proposta de Autoavaliação Institucional da PUC Minas, que tem como objetivo atender à Instituição no desenvolvimento de autoconhecimento, na definição de estratégias, políticas e planos institucionais em diversos níveis.
Nesse sentido, em todos os anos de existência do PPG-Letras, antes de a Autoavaliação ser institucionalizada formalmente por meio de dispositivos e estratégias concebidos com essa finalidade precípua, diferentes ações junto aos alunos, ex-alunos e docentes são percebidas como iniciativas por meio das quais se pôde/pode "olhar" e "conhecer" o Programa de outros ângulos, visão que, conduzida pelo permanente diálogo, permitiu/permite sua constante atualização face às demandas dos campos científicos e da realidade social em que nos inscrevemos.
Os processos específicos de autoavaliação no âmbito da PUC Minas assumem como diretriz a participação de toda a comunidade acadêmica. Para isso, em um primeiro momento, os envolvidos são convocados a participar do processo de construção dos instrumentos e a responder a eles por meio de questionários ou roteiros específicos. E, em um segundo momento, promovem-se a socialização dos resultados e o compartilhamento das experiências entre os vários setores da Universidade.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desenvolve diferentes frentes de trabalho, com vistas a alcançar esses objetivos. A ela compete formular e propor políticas e diretrizes para a Autoavaliação Institucional, nos termos da legislação vigente, sob a aprovação do Conselho Universitário.
No final de agosto de 2019, o Colegiado do PPG-Letras instituiu a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA (CAP), constituída por representantes docentes, discentes e do corpo técnico-administrativo, de forma a conduzir e planejar o processo de autoavaliação do Programa, prevendo a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, funcionários, egressos e a PROPPg.
A CAP instituída compõe-se dos seguintes nomes: Márcia Marques de Morais (representante da área de Literatura); Hugo Mari (representante da área de Linguística); Juliana Alves Assis e Terezinha Taborda Moreira (representantes do Colegiado do Programa); as alunas Ana Karla de Souza Pimenta Domingos (representante discente da área de Literatura), Fernanda Santana Gomes (representante discente da área de Linguística) e Jefferson Medeiros (representante do corpo técnico-administrativo). Sobre a Comissão, é importante assinalar que seus membros foram indicados pelos pares em reuniões abertas com cada grupo.
Ao longo de 2019, 2020 e 2021, a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA levou elaborou e adotou instrumentos para a coleta de dados sobre a percepção de cada segmento envolvido, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: (i) organização do Programa (objetivos, áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa e corpo docente); (ii) processo formativo: disciplinas, seminários, grupos de pesquisa e orientação; (iii) colegiado (funcionamento e atendimento, bem como retorno às demandas dos alunos, professores e funcionários); (iv) secretaria (atendimento, conhecimento geral sobre o funcionamento do programa e encaminhamento das demandas); (v) instalações físicas e biblioteca.
Os resultados dos trabalhos da CAP e da CPA foram socializados e discutidos com a participação de alunos, professores e funcionários em dois momentos:
- Em 5 de março de 2020: "1º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG-Letras".
- Em 2 de julho de 2021: "2º Seminário de Integração de Resultados do Processo de Autoavaliação do PPG-Letras".
- 2022: Pesquisa em andamento.