22/08/2022 00:00

 Seminário Ciências Sociais e Geografia 2022

 

Os Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e em Geografia - Tratamento da Informação Espacial promovem, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, o Seminário Ciências Sociais e Geografia 2022 com o tema Conversas cruzadas sobre ontoepistemologias, conceitos e métodos. O evento acontecerá nos dias 23 de setembro, 7 e 28 de outubro, com o objetivo de estimular a fertilização intelectual entre esses campos de saberes.

A programação contempla mesas-redondas que vão discutir os aspectos do pensamento geográfico contemporâneo em diálogos com a filosofia e as ciências sociais em torno da pesquisa sobre práticas no espaço-tempo. As atividades serão às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal Geografia PUC Minas, no Youtube.

Confira a programação:

23 de setembro
Tema: Teorias não-representacionais e a Geografia britânica
Participantes: Candice Vidal e Souza e Rodrigo Corrêa Teixeira

7 de outubro
Tema: Inspirações fenomenológicas e os estudos das práticas espaço-temporais
Participantes: Candice Vidal e Souza e Daniel Christino

28 de outubro
Tema: Metodologias geográficas para as Ciências Sociais
Participantes: Paulo Fernando Braga Carvalho e Lucas Wan Der Maas

Conheça os participantes:

Candice Vidal e Souza
Pós-doutora pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas.

Rodrigo Corrêa Teixeira
Doutor em Geografia - Organização do Espaço pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Geografia - Tratamento da Informação Espacial e do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas.

Daniel Christino
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Paulo Fernando Braga Carvalho
Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial e coordenador do Curso de Pós-graduação em Geoprocessamento e Análise Espacial da PUC Minas.

Lucas Wan Der Maas
Doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas. Pesquisador do Núcleo de Educação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o Observatório de Recursos Humanos em Saúde, uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Também é Pesquisador do Núcleo de Inteligência Social da PUC Minas, trabalhando no desenvolvimento de indicadores sociais para apoiar projetos sociais.

Link para assistir a palestra, via Canal de nosso Programa no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=am3n4COyCNA&ab_channel=ProgramadeP%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3oemGeografia-PUCMinas

post_seminario ciencias sociais e geografia_1080x1080 (2).png

Parceiros