Objetivo Geral
O Programa visa à construção de uma cultura profissional dos professores de Ciências e Matemática marcada por densa formação teórico-metodológica e ética, por meio de discussões sobre as finalidades da educação, a identidade e papeis da formação docente, de aprofundamento de conteúdos, de formulação de estratégias didáticas, avaliativas e de participação efetiva na gestão educacional. Isso posto, são objetivos específicos deste Programa:
Objetivos Específicos
• Propiciar elementos necessários à triangulação conteúdo/método/aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, tendo como horizonte o sucesso escolar em tais áreas;
• Analisar, elaborar, selecionar e avaliar alternativas didáticas, inclusive as que implicam o domínio das tecnologias;
• Compreender a relação entre a produção de conhecimentos científicos e as possibilidades de intervenção na realidade da sala de aula, especialmente a relação entre ciência e cidadania;
• Contribuir para firmar tradição de estudos e pesquisas na área de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da Educação Básica e no Ensino Superior, com repercussão em outros espaços educacionais;
• Propiciar subsídios para a produção acadêmico-profissional exercida na articulação da teoria com a prática, isto é, do fazer com o compreender o que faz, e transformar o que faz e o que compreende em ações adequadas ao caráter da sala de aula;
• Desenvolver condutas intelectuais e socioculturais definidoras do ethos do professor profissional reflexivo como agente de mudanças;
• Formular estratégias de articulação entre Pós-graduação, Graduação e Educação Básica;
• Apontar uma nova heurística no que se refere à formação de professores em nível de mestrado, o que transparece na concepção do curso, na originalidade de sua estrutura, de seu funcionamento e, em especial, de sua proposta curricular.