Histórico

Programa de Pós-graduação em Educação


O Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é recomendado pela CAPES, com reconhecimento homologado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Portaria MEC 1077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União, DOU, em 13 de setembro de 2012, na seção 1, página 25. Integram o Programa os cursos de Mestrado (Acadêmico) e de Doutorado em Educação.

O Programa incentiva o exercício do magistério e da pesquisa nos sistemas de ensino, na educação básica e superior, por meio de práticas e conteúdos de ensino, sustentado por critérios que observam o rigor metodológico, a vigilância epistemológica e a abertura para novos conhecimentos. Busca ainda, contribuir de forma efetiva para a formação de profissionais qualificados para atuar nas atividades de pesquisa e de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior, incluindo a pós-graduação, com ações vinculadas aos eixos norteadores do curso, consideradas as linhas de pesquisa.

A dimensão curricular do curso está baseada em três eixos que explicitam a concepção de formação. São eles: a) a escola como espaço de formação continuada dos professores e de gestão democrática; b) uma relação com o conhecimento no processo ensino-aprendizagem; c) a construção-reconstrução da identidade profissional e da subjetividade dos professores; d) a escola na sua interface com o Estado e a sociedade.

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