17/11/2021 09:00

 Coletânea Antropologia das mobilidades

 

A coletânea Antropologia das mobilidades, organizada por Candice Vidal e Souza (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/ PUC Minas) e André Dumans Guedes (Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFF), acaba de ser lançada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). 
O livro é acessível no seguinte endereço http://www.aba.abant.org.br/files/072934_00130591.pdf ou no site da ABA em http://www.aba.abant.org.br/
RESUMO: A coletânea reúne 17 capítulos que se propõem a descrever e refletir sobre as formas, os significados, as experiências, as narrativas e as práticas de mobilidade em contextos os mais diversos: nas grandes metrópoles ou nas roças, nas matas ou águas, nas aldeias ou instituições modernas, nas estradas e nos caminhos, construindo ou conectando esses lugares. Em comum entre todos esses autores, existe a ideia de que as mobilidades são não apenas centrais como constitutivas dos mundos com os quais eles travaram contato em seus trabalhos de campo. Assim, partindo de preocupações e temas distintos, todos eles reconhecem que essas mobilidades são um objeto legítimo e prolífico da antropologia enquanto disciplina acadêmica. Nesse sentido, é consenso entre eles o valor da comparação e, sobretudo, do privilégio de abordagens etnográficas. Esses antropólogos buscam mostrar aqui, portanto, como os deslocamentos espaciais e os movimentos possuem um lugar central na vida de seus interlocutores e no modo como essas pessoas concebem e expressam tais mobilidades. O leitor acompanhará pesquisadores atentos a registrar práticas associadas ao movimento, às eventuais fricções que se apresentam aos deslocamentos, aos diversos tipos de ancoradouros presentes na circulação de sujeitos enlaçados a coletivos diversos, espalhados por múltiplos lugares aqui no Brasil e em outras terras.

Parceiros