01/10/2020 00:00

Aula Inaugural PPGCS

A aula inaugural do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais, com o tema Relações entre Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, irá acontecer no dia 16 de outubro, às 17h30, com transmissão pelo Canal Ciências Sociais PUC Minas no YouTube. Link: https://www.youtube.com/watch?v=iJi7B9BMExs. O palestrante será o professor Paulo César Alves, titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. Tem pós-doutorados nas universidades de Toronto (2003) e Saint Andrews (2011). É bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1). Além de pesquisar questões relacionadas à história do pensamento sociológico, tem experiência na área da sociologia e antropologia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa de doença; itinerários terapêuticos; literatura, arte e medicina. É autor dos seguintes livros: Trajetórias, sensibilidades, materialidades. Experiências com a fenomenologia (2012), Cultura. Múltiplas leituras (2010), Saúde e doença. Um olhar antropológico (4a ed. - 2004), Experiência de doença e narrativa (1999), Antropologia da Saúde. Traçando identidade e explorando fronteiras (1998), Novas fronteiras metodológicas nas ciências sociais (2018). 
O objetivo da palestra é discutir a constituição da ideia de "clássico" na sociologia e como os "contemporâneos" a definiram. Serão considerados a internacionalização da cultura sociológica no pós-guerra e a constituição do "clássico" e os aspectos da cultura sociológica contemporânea que se delineiam no último quartel do século XX. Para tanto, recorre-se a dois níveis interligados de análise – cognitiva e institucional – da cultura sociológica. 
Na ocasião será lançado o livro Campos das Ciências Sociais (Editora Vozes, 2020), organizado por Rita de Cássia Fazzi (professora recém-aposentada da PUC Minas) e Jair Araújo de Lima, doutorando do PPGCS. O professor Paulo César Alves é autor de um dos capítulos do livro, que tem o mesmo título de sua aula inaugural.

Parceiros