Logon
Bolsas de Estudo

A PUC Minas tem Programas de Bolsas de Estudos para diferentes perfis de alunos. São diversas opções de desconto para quem quer estudar em uma das melhores universidades do Brasil e encontrar um mundo de possibilidades.

Bolsa Social

A Bolsa Social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas concedidas a partir de análise socioeconômica, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais próximo de ser realizado.

INSCREVA-SE PARA O 1º SEMESTRE DE 2021

Processo Seletivo Simplificado

Transferência e Obtenção de Novo Título

Bolsa para ex-aluno PUC Minas

Benefício de 50% de bolsa, concedido a alunos egressos de cursos de graduação concluídos na PUC Minas.

As bolsas serão destinadas aos alunos aprovados em processo seletivo para obtenção de novo título específico.

Confira, no edital de cada processo seletivo, a disponibilidade de vagas para bolsa.

EDITAL 2021/01

INSCREVA-SE

Programa Parceiros na Educação

A PUC Minas criou o Programa Parceiros na Educação, com o objetivo de oferecer aos colaboradores e gestores de Empresas, Órgãos de Classe e Administração Pública o ingresso em alguns cursos de graduação presencial e pós-graduação lato sensu presenciais e a distância da Universidade em condição especial de desconto corporativo.

A partir da assinatura do contrato entre a PUC Minas e o Parceiro Conveniado (pessoa jurídica), será disponibilizado aos colaboradores (empregados, associados, sócios e servidores ativos e inativos), e aos seus dependentes (cônjuges e filhos), bolsa de 20% de desconto sobre o valor das suas semestralidades, nos cursos de graduação presenciais, observadas as demais condições previstas no instrumento contratual e a relação de cursos presenciais que participam do programa, conforme cada semestre letivo de ingresso. Será disponibilizado também bolsa de 15% de desconto sobre as parcelas dos cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização e Master), oferecidos pelo IEC e pela PUC Minas Virtual.

Mais informações: pucminas.br/parcerias

Bolsa Sênior

Benefício de 50% de Bolsa de Estudo destinado a pessoas com pelo menos 40 anos de idade que sejam aprovados em processos seletivos da Universidade (Vestibular por provas ou pela nota do Enem, transferência externa ou obtenção de novo título), em um dos cursos para os quais estão destinados as Bolsas Seniores, segundo relação divulgada pela Universidade.

Não poderão concorrer à bolsa:

  • Alunos atualmente matriculados em cursos de graduação na Universidade.
  • Ex-aluno da Universidade que tenham abandonado seus estudos ou cancelado sua matrícula em curso de graduação da Universidade nos últimos 6(seis) semestres anteriores ao semestre de inscrição no programa.

*A bolsa concedida não é cumulativa com outra bolsa, e não é transferível;

Para solicitar o beneficio:

  • Verifique se o curso, turno e Unidade de interesse está elegível para a forma de ingresso;
  • Após se inscrever, ser aprovado e gerar o boleto, solicite sua bolsa de estudo através do e-mail: processobolsa@pucminas.br , enviando anexo cópia de seu documento de identidade e o número de seu CPF;

Cursos elegíveis à bolsa:


Bolsa para interessados no Prouni

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos, o ProUni, do governo federal, referente ao primeiro semestre de 2021, serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 12 a 15 de janeiro de 2021. As informações estão no edital.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do ProUni o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2019 e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir: tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Avaliação da documentação

A PUC Minas estabeleceu os seguintes procedimentos para recebimento e avaliação da documentação relativa à comprovação dos dados socioeconômicos dos candidatos pré-selecionados na 1ª Etapa e de seu grupo familiar.

A primeira chamada aos candidatos do processo seletivo do ProUni acontecerá de 19 a 27 de janeiro. O envio de documentos poderá ser feito por meio virtual, de 19 a 22 de janeiro, para todos os campi e unidades, através do pucminas.br. A entrega dos documentos também poderá ser feita de modo presencial: no Campus Coração Eucarístico e nos demais Campi e Unidades, nos dias 19, 20, 21 e 22/01/2021, e também nos dias 25 e 26/01/2021, das 8h30 às 19h30; e no sábado, 23/01/2021, das 8h às 12h. Nos campi de Arcos e Serro, nos dias 19 a 22/01/2021 e 25 e 26/01/2021, das 8h às 12h.

Os candidatos aos cursos do Campus Coração Eucarístico deverão entregar sua documentação no Apoio Comunitário, prédio 8.

Nos demais campi e unidades da Universidade, no Apoio Comunitário de cada local.

Os candidatos dos campi de Arcos e Serro deverão entregar sua documentação na Secretaria Acadêmica do Campus.

Devido à pandemia do coronavírus e para evitar aglomerações, só terá acesso ao ponto de entrega da documentação o próprio candidato ou seu representante. Em qualquer dos casos, a pessoa deve usar a máscara. Os documentos (cópias) deverão ser entregues em envelope fechado, identificado com nome do candidato, curso em que está concorrendo e telefones de contato. Cronogramas e orientações sobre as chamadas seguintes serão divulgados oportunamente.

EDITAL

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Portaria Normativa nº 1

Com o intuito de evitar aglomerações devido à pandemia, a documentação deverá ser entregue pelo próprio candidato ou um representante, que deve utilizar máscara.

Bolsa para os programas de Pós-graduação

Para pós-graduação presencial pelo IEC PUC Minas confira as condições clicando aqui.

Para pós-graduação à distância da PUC Minas Virtual confira as condições clicando aqui.

Bolsa para agentes pastorais

Pessoas que atuam como colaboradores ou agentes das Pastorais Sociais, Congregações e Institutos ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte, e comprovarem, por meio de carta de recomendação expedida por Pároco da Arquidiocese de Belo Horizonte, têm 50% de Bolsa para o curso de Serviço Social da PUC Minas Coração Eucarístico. O benefício é válido para alunos ingressantes pelo processo seletivo contínuo ou Vestibular e também para alunos provenientes de transferência externa, a partir do 2º semestre de 2017.

Outros tipos de bolsas

Para a família

Benefício de 10% ou 20% concedido para alunos da graduação que possuam um ou mais membros de seu grupo familiar matriculados em cursos da PUC Minas. O benefício incidirá sobre as mensalidades, exceto na parcela de matrícula. Confira no edital a que membros da família o benefício se estende.

Para alunos do Colégio Santa Maria

Benefício de 50% de bolsa concedido a 30 dos alunos que estudaram os três anos do Ensino Médio em qualquer unidade do Colégio Santa Maria e obtiveram as melhores notas, prestaram ENEM e ingressaram na PUC Minas no 1º semestre do ano seguinte ao da conclusão do Ensino Médio.

Para Destaques Acadêmicos da PUC Minas

Benefício de 50% de bolsa concedido ao aluno que obtiver o melhor rendimento acadêmico semestral por curso, turno e unidade. A bolsa será adquirida no semestre imediatamente posterior, exceto na parcela de matrícula.

Para profissionais vinculados ao SAAE/MG e SINPRO/MG

Benefício distribuído pelos Sindicatos das categorias profissionais Auxiliares de Administração Escolar e Professores de Escolas Particulares do Estado.