Logon

​DEPARTAMENTO DE TEOLOGIA

Contando em 2017 com 17 professores da carreira docente, recebeu o reconhecimento civil pelo MEC em 2012 do Curso de bacharelado em Teologia com nota 4 em 5. A partir dai, ocorreu um avanço na Pesquisa, como a inserção de professores no FIP e de alunos no PROBIC e Extensão. Desde o ano de 2010, esse Departamento abrigou o Curso de Teologia da Escola Diaconal São Lourenço, proporcionando a formação de vários Diáconos Permanentes para a Arquidiocese de Belo Horizonte. Todos os anos em outubro realiza-se a Semana Teológica em parceria com o ISTA. No início do ano de 2015 foi constituída uma Comissão para implementação do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado em Teologia. Esse se encontra na fase de conclusão do seu Projeto Pedagógico e regimento, bem como na consolidação das suas linhas de pesquisa e do grupo de pesquisadores.

​EXTENSÃO

A prática extensionista objetiva levar à sociedade os conhecimentos humanísticos, teológicos e científicos produzidos na academia, o que demanda um duplo esforço: de um lado, as IES devem promover o reconhecimento e a valorização mais equitativa das práticas de ensino, pesquisa e extensão; de outro, as práticas extensionistas devem eleger a difusão deste conhecimento como atividade prioritária. A extensão universitária constitui-se em lócus privilegiado de formação. Pela via do diálogo aberto com a sociedade, é possível concretizar a formação integral desejada: Conhecer e vivenciar a complexidade da realidade na qual se dará a atuação, aproveitando e vislumbrando oportunidades; sensibilizar-se em relação as agendas sociais e as possibilidades de contribuição efetiva, como cidadãos e futuros presbíteros; perceber as ações de responsabilidade social como dever ético e como campo de atuação vocacional; aprender fazendo, aplicando a teoria e refletindo sobre a prática.

Projeto - Vivenciando a Prática da Pastoral hospitalar na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A fé por si só constitui poderoso auxílio na travessia dos angustiosos momentos de enfermidade a qual estamos sujeitos. A ciência tem reafirmado a cada dia o enorme benefício na recuperação de doentes que a assistência espiritual proporciona. Observa-se a cada ano um crescente número de hospitais incorporando a atividade de capelania na sua assistência. Seu trabalho dignifica a presença do Senhor entre os doentes. Nosso objetivo é fazer a inserção dos alunos de Teologia na prática da Capelania hospitalar nos hospitais de Belo Horizonte. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a extensão é essencial para a construção e transferência do conhecimento produzido nas universidades, além de propiciar avaliações dos impactos das atividades científicas, técnicas e culturais para o desenvolvimento local, regional e nacional. Desta forma, se torna relevante praticar a assistência religiosa católica nos diversos hospitais privados, públicos ou mesmo filantrópicos localizados em Belo Horizonte. Coordenação: Prof. Diac. Paulo Franco Taitson.


Coordenador do curso de Teologia e chefe de departamento - Pe. Luiz Antônio Pinheiro 

                                                                     

Prof. Diácono Paulo Franco Taitson da Pastoral Hospitalar

                                                                      
 

Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa – IFTDJ (Prédio 04)

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte, 30140-100.

Belo Horizonte - Minas Gerais (31) 3319-4444

site.iftdj@pucminas.br