Logon

27/04/2018 11:00

 II Simpósio Filosófico - A Questão da Democracia

 


Conferência sobre Direito e Democracia com o professor doutor Marcelo Galuppo.jpg

''Uma democracia requer que o cidadão não tenha apenas voto, mas voz'', afirmou o presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito, professor Marcelo Galuppo, na conferência que ministrou neste II Simpósio Filosófico do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ). O professor Marcelo, junto a demais docentes da Universidade, perfizeram no conjunto de conferências a questão democrática na atualidade, organizadas nas manhãs dos dias 09, 10 e 11 de abril.

Abordando diversos assuntos veiculados à democracia, tais como o fascismo, marxismo, liberalismo, a massa e o poder, não obstante, o direito, o evento também proporcionou grandes contribuições para a reflexão democrática hodierna de nosso país. Consonante às conferências mediadas pelos professores do IFTDJ, foram propostas na tarde do segundo dia comunicações de discentes da PUC Minas e de outras universidades sobre temas filosóficos variados. 

Auditório do prédio 4 (IFTDJ).jpg

É notória a necessidade da reflexão filosófica no âmbito político, de maneira que os mitos e preconceitos sejam superados em detrimento da verdade científica. O objetivo de um evento que possibilitasse o intercâmbio epistemológico, organizado pelo professor João Carlos Lino Gomes, representando o Colegiado do Curso de Filosofia, e pelo Diretório Acadêmico de Filosofia Dom Hélder Câmara, trouxe ao IFTDJ uma oportunidade relevante para nossa necessária conscientização democrática.     

Assessoria de Imprensa

Instituto de Filosofia e Teologia – IFT (Prédio 04)

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte, 30140-100.

Belo Horizonte - Minas Gerais (31) 3319-4533

atendimentoiftdj@pucminas.br