Logon

10/08/2018 11:00

Abertura do semestre letivo do IFTDJ

portal_aula_magna_IFT_1.jpg

O pluralismo religioso que marca os povos e a globalização da Igreja Católica, que possui presença em todo o mundo, são desafios atuais relacionados ao Concílio Vaticano II (1962-1965), ao lado do anúncio do Evangelho de forma pacífica a todos. O que era incipiente no Concílio Vaticano II hoje é imposto de forma maciça: a inserção do Evangelho em todas as culturas do mundo, com o desafio de se construir a unidade católica.  A observação foi feita durante a Aula Inaugural do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, na manhã desta terça-feira, 7 de agosto, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico, que versou sobre o Concílio Vaticano II: ontem, hoje e amanhã. O convidado foi o professor Gilles Routhier, teólogo e decano da Faculté de Théologie et Sciences Religieuses da Université Laval, de Quebec, no Canadá. O evento foi uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e com o Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação.

O professor Gilles Routhier enfatizou que o Concílio Vaticano II está enraizado num caminho eclesiástico, fecundidade que ofereceu recursos para o caminhar da Igreja na História, sendo que, pontuou ele,  suas virtudes ainda não se esgotaram. O conferencista disse que o Concílio Vaticano II representou a passagem de uma Igreja europeia e ocidental para uma Igreja mundial, tendo a Igreja na América Latina ali se manifestado pela primeira vez.

portal_aula_magna_IFT_2.jpg

aula inaugural.jpg

O diretor do Instituto de Filosofia e Teologia, professor padre Evandro Campos Maria, destacou a importância de que o Vaticano II esteja vivo na prática de cada um. O professor Rodrigo Coppe, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, que apresentou o conferencista,  disse que o evento se insere no debate relacionado à história do Concílio Vaticano II, Concílio que se apresenta como bússola para o novo milênio.

O evento contou, ainda, com a presença do chefe do Departamento de Ciências da Religião e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, professor Roberlei Panasiewicz; do chefe do Departamento de Teologia e coordenador do Curso, professor frei Luiz Antônio Pinheiro; do chefe do Departamento de Filosofia e coordenador do Curso, professor padre Márcio Antônio de Paiva; e do coordenador do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, professor padre Áureo Nogueira de Freitas.

Assessoria de Imprensa PUC Minas

Instituto de Filosofia e Teologia – IFT (Prédio 04)

Avenida Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte, 30140-100.

Belo Horizonte - Minas Gerais (31) 3319-4533

atendimentoiftdj@pucminas.br