História
Resultante da confluência do itinerário histórico dos cursos de Filosofia e Teologia na Universidade, a origem do Instituto remonta os anos 1940, década em que foi fundada pelas irmãs dominicanas a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria. Em 1948, com a criação da Sociedade Mineira de Cultura, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria foi incorporada à então Universidade Católica de Minas Gerais.
O Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) recebeu o nome atual em 1997, em homenagem ao segundo arcebispo de Belo Horizonte/MG. Após funcionamento em outros espaços da Universidade foi, em fevereiro de 2010, reinstalado no prédio 4 da PUC Minas no campus Coração Eucarístico.
Em 2017 são 107 professores da graduação e pós-graduação da carreira docente, lotados nos departamentos de Ciências da Religião, de Filosofia e de Teologia. Os dois primeiros também são responsáveis pela oferta das disciplinas de Cultura Religiosa e Filosofia para todos os cursos de graduação da PUC Minas, contribuem para a realização da missão e fixação da identidade da Universidade, ao se dedicar à formação humanista dos estudantes.
Também estão incorporados ao Instituto os Centros de Estudos relacionados com a religião e pesquisas correlatas. Assim se formou o Anima - Sistema Avançado de Formação, que é composto pelo Núcleo de Formação de Agentes de Pastoral (CEFAP), Núcleo de Geoprocessamento e Estudos da Religião (CEGIPAR), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (NEPAC), Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP), Observatório da Evangelização e a Pastoral Universitária da PUC Minas.
Com 352 alunos de graduação em 2017, o Instituto oferece o bacharelado e licenciatura em Filosofia e o bacharelado em Teologia, ambos no turno manhã, com a incumbência de dar sequência à Formação Presbiteral e dos Agentes de Pastoral, contando com o suporte do Anima em diversas ofertas de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu, atualmente com 280 alunos. O IFTDJ forma também os futuros Diáconos, através do curso de Diaconato Permanente, atualmente com 56 alunos matriculados no turno da noite.
O Instituto proporciona, ainda, atividades de pesquisas do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Religião, com conceito quatro junto à CAPES/MEC. Atualmente com 57 alunos matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado.
Diretor do IFT - Pe. Evandro Campos Maria