Para trazer reflexões sobre o negacionismo sob o olhar da Comunicação e sobre como os negacionistas se apropriam de fake news para difundir sua ideologia, a jornalista Michelle Stammet conversa com o professor Mozahir Salomão Bruck, em episódio especial do PUC Play, o podcast da PUC MinasNo episódio, que será lançado nesta quinta-feira, 12 de maio, o professor Mozahir, um dos organizadores do E-book Dossiê contra o Negacionismo - A importância do conhecimento científico e secretário de Comunicação, analisa a natureza do negacionismo, que aposta na desinformação, na implosão da razão e da vida inteligente. Além disso, Mozahir analisa como os criadores das fake news se apropriam de características do jornalismo profissional para que sejam recebidas como informações reais e das fragilidades da distribuição social do conhecimento.

O professor Mozahir Salomão Bruck é pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e professor no Curso de Jornalismo. É pesquisador do CNPq e possui pós-doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (em Porto, Portugal), doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa e Mestrado em Comunicação.  Publicou várias obras sobre o radiojornalismo. É estudioso dos aspectos sociais do Jornalismo, das linguagens do radiojornalismo, entre outros temas correlatos.

O PUC Play é o podcast quinzenal da Assessoria de Imprensa da PUC Minas e vai ao ar às quintas-feiras. A temporada três do PUC Play é constituída por episódios costurados em torno de uma temática: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que compõem a Agenda 2030, aprovada pelas Nações Unidas em 2015. Ao longo dos episódios, está-se apresentando como a Universidade desempenha um papel fundamental, através de projetos e ações, para a concretização destes objetivos. Este episódio do PUC Play foge à temática dos ODSs para refletir sobre um tema de grande relevância na atualidade.

Mas já está no forno, para lançamento no dia 26 de maio, do episódio Imigrantes e Refugiados: o papel da Universidade na Pesquisa, acolhimento e consolidação de políticas.

Sobre o E-book

Para contribuir com o aprofundamento do debate sobre o negacionismo, a PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação e da Secretaria de Comunicação, em parceria com a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), entidade que reúne mais de 20 universidades e institutos de pesquisa em Minas Gerais, lança, nesta sexta-feira, 13 de maio, o e-book Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico. A obra, publicada pela Editora PUC Minas, será lançada às 9h, com a presença do reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, de membros da administração superior, do professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), autores, professores e pesquisadores convidados. O local foi transferido para as salas 105 e 106 do mesmo prédio 43, Campus Coração Eucarístico. Leia mais detalhes sobre o lançamento aqui.

O PUC Play

O PUC Play é produzido pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação da PUC Minas. Produção de Michelle Stammet, com o apoio dos estagiários Camilla Kind e Rafael Silva. A gravação, sonorização e edição é feita pelo Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e Artes.

Você pode seguir o podcast na Amazon ou no Spotify, assinar no Apple Podcast, se inscrever no Google Podcast ou no Cast Box ou favoritar na Deezer. Assim você não perde nenhum episódio.