No dia 24 de junho, a comunidade quilombola do Ribeirão em Brumadinho/MG, em parceria com o NUPEGS PPGA, visitou a PUC Minas. A visita faz parte de Atividade de Extensão realizada pelo professor Armindo Teodósio. Segundo o professor, essa atividade pode ser considerada uma “extensão invertida”, já que “as comunidades vêm à Universidade não apenas para aprender, mas para ensinar e construir conhecimento de forma compartilhada e horizontal conosco da academia”.
O professor completa ainda, que esse tipo de conhecimento é orientado para o protagonismo, autonomia e centralidade dos grupos locais, conforme ensinado pelo Pólos de Cidadania da UFMG, um núcleo de pesquisa e extensão “irmão” do NUPEGS.
“Aprendemos muito com esse povo lutador, resistente, belo e de muitos ensinamentos sobre como existir e resistir em territórios atravessados pela mineração e pelo racismo ambiental” acrescenta Armindo.
Por fim, ele agradeceu às pessoas do Ribeirão e à mestre em Administração, Amanda Ribeiro Carolino, bem como a todos e todas da equipe de pesquisa e extensão do NUPEGS atuando em Brumadinho.