FALA, CRAQUE!

Paulo Gabriel Claro: Um Ex-Aluno com a cara do ICEG Escola de Negócios

Não faz nem um ano que ele, esse paulista de Botucatu, formou-se em Administração pelo ICEG Escola de Negócios. Aqui, fez muita coisa. Muitas delas, como estagiário da área de Relacionamento, promovendo eventos, ajudando a escrever textos como este e cultivando amigos para a vida inteira. Mas, mesmo saindo pro mundo, Paulo não conseguiu ficar muito tempo distante do seu Instituto. Voltou! Agora, como notícia. É que o portento acaba de passar no Mestrado da Fundação Getúlio Vargas. Então, vamos saber o que esse bamba está fazendo da vida...

Paulo Claro 1.jpeg
Paulo Claro: do ICEG Escola de Negócios para o mundo

P - Quem é o Paulo?
R - O Paulo é, sobretudo, um ex-aluno do ICEG - Escola de Negócios, turma de administração de 2022, um filho da PUC, da Wandinha e do Chequer. O resto é currículo (gargalhadas).

P - O que fez, desde que se formou?
R - Desde que me formei, decidi mudar um pouquinho. Fui pra São Paulo, trabalhar como administrador geral de uma clínica de saúde do esporte. Também tive a oportunidade de estudar como aluno avulso na FGV, nas disciplinas de Nonmarket Strategy e Business and Political Economy in Latin America, da professora Marina Gama e do professor Rodrigo de Mello. Durante esse tempo, também desenvolvi um artigo com o auxílio do meu orientador do TCC, Sérgio Fernando Loureiro Rezende, e do meu coorientador, João Paulo Moreira Silva. Estivemos no congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE), quando no qual pude apresentar minha pesquisa e conhecer a espetacular Luiza Trajano. Foi um privilégio!

P - E a profissão?
R - No âmbito profissional, tive a oportunidade de colocar meus conhecimentos em prática, tanto da FGV como da PUC Minas. Criei um grupo empresarial na empresa em que trabalhava. A ideia principal era trazer mais vantagem competitiva para a empresa e poder de barganha com os bancos. Mas, na esfera mais pessoal, iniciei um projeto pessoal de corredor.  Corredor mesmo! Resolvi me desafiar a completar 7 km a mais de 20 por hora. E consegui, acredita?!

P - Acredito em tudo vindo de você... Mas, e o mestrado? Resolveu enfrentar uma maratona também?
R - Claramente o dinheiro e a fama! (muitas gargalhadas) É que, inspirado principalmente pela inigualável Wanda Rocha e pelo Edmundo de Novaes Gomes. Mas, de verdade, sempre tive muita admiração por meus professores. Acredito que isso tenha me motivado muito. E, é claro, aquele famoso sonho de criança: tornar o mundo melhor. Por que não podemos fazer o mundo melhor por meio de dados, pesquisa e ensino? Acredito que esse seja o melhor caminho.

Paulo Formando.jpg
No dia da formatura, com os professores do ICEG Escola de Negócios: brilho próprio

P - Fale mais sobre isso...
R - Durante 2023, não fiz apenas aulas como aluno avulso da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Também tentei, em 2024, entrar como estudante regular da PUC Rio e da própria FGV EAESP, ambos em estratégia empresarial. Tive o privilégio de passar em ambos os programas, mas escolhi a FGV por reconhecer o prestígio da Fundação e pela grandiosidade do programa.

P - Se for fazer um balanço, o que ficou do seu tempo de ICEG Escola de Negócios?
R - Muito! Mas acho que o mais importante nessa jornada foi minha preparação para a vida e para a própria escolha do mestrado. Meu orientador, o Sérgio, foi um dos pontos principais para eu me decidir sobre o que queria fazer da minha vida. Ele é, pra mim, inspiração profissional e acadêmica, um verdadeiro amigo na minha última etapa da graduação. Lembro até hoje do dia em que ele se sentou comigo pra me ajudar a avaliar as melhores opções de programa de Mestrado do País. Coisas assim, ficarão para a vida inteira. O ICEG vai ficar para a vida inteira!

PUC Minas | Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Av. Dom José Gaspar, 500 Prédio 14. Coração Eucarístico. Belo Horizonte, Minas Gerais.
iceg.atendimento@pucminas.br (31) 3319-4250 / 3319-4253 / 3319-4255