DO ICEG PARA O MUNDO

Rochelle Cristina Gorris de Abreu faz Ciências Contábeis; Joyce Kelly Silva Pedro, Administração; Maria Luíza Canedo, Economia. O que elas têm em comum? Decidiram fazer intercâmbio fora do Brasil. Alunas do ICEG, elas aproveitaram as inúmeras possibilidades oferecidas pela Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas, arrumaram as malas e, com coragem e alegria, tomaram a decisão de incrementar ainda mais sua vida profissional. A seguir, confira os depoimentos destas três garotas que realizaram o sonho de estudar fora do País.

ROCHELLE ENCAROU O DESAFIO E REALIZOU SEU SONHO

O intercâmbio para mim sempre foi um sonho. E, ao mesmo tempo, um grande desafio. Tudo começou logo no 1º período, quando eu e minhas amigas decidimos nos inscrever no processo seletivo. A princípio, não tínhamos grandes expectativas. Mas, aos poucos, foi tudo dando tão certo e, no final, me dei conta de que eu tinha uma decisão a tomar. E tomei!

O resultado foi que, no início de 2020, embarquei para uma das maiores aventuras da minha vida: um intercâmbio em Portugal. Com esta oportunidade, tive o privilégio de fazer amizade com várias pessoas, de vários países do mundo, conhecer novas culturas e lugares. Pude também mostrar um pouco do meu "jeitinho brasileiro".

Ao todo, o intercâmbio contribuiu bastante para meu crescimento pessoal e profissional. O contato com pessoas de culturas diferentes e a necessidade de adaptação me fizeram amadurecer e me permitiram reconhecer em mim mesma competências que até então eu desconhecia. Foi uma experiência única e transformadora, que vai fazer a maior diferença para mim tanto na continuidade da graduação, como em minha futura vida profissional.

JOYCE ENFRENTOU A PANDEMIA NA TERRA DE DOM QUIXOTE

O intercâmbio esteve na minha lista de sonhos a serem realizados desde minha adolescência. Mas sempre me limitei a pensar que era algo difícil e caro.

Guardei por muito tempo esse sonho e, depois que entrei na PUC Minas, comecei a pesquisar maneiras mais econômicas de fazer com que este desejo se tornasse real.

Desde o primeiro período, faço estágio. Finalmente, no 1° semestre de 2019, decidi me inscrever no intercâmbio da PUC Minas e me organizei para estudar na Espanha em 2020.

Obviamente, não esperava uma pandemia no meu caminho. Mesmo assim, não me arrependo da escolha que fiz. Pelo contrário! Enfrentar condições adversas só serviu para me fazer crescer ainda mais.

No início, tudo era novo e estranho. Contudo, em umas duas semanas vivendo na terra de Dom Quixote (sim, vivi na província de Castilla la Mancha!), eu já estava mais adaptada, apaixonada por viver no interior da Espanha e com diversos aprendizados na mala.

ACREDITE! MARIA LUIZA FOI PARA PORTUGAL E ACABOU MELHORANDO SEU INGLÊS.

Desde o colégio, falava que iria estudar fora em algum momento. Sempre tive (e ainda tenho!) sede do diferente, das possibilidades que o desconhecido nos traz e de tudo que ele pode nos ensinar.

Quando entrei na PUC Minas, comecei a buscar possibilidades de realizar este projeto. E na própria universidade encontrei o que precisava.

Quando vi o edital para o intercambio aberto, fiz minha inscrição imediatamente. O não eu já tinha! Mas devo confessar que a espera por uma resposta me provocou um frio na barriga.

Será que tudo daria certo? Será que eu iria mesmo gostar, me adaptar a lugar e cultura diferentes? Moro fora de casa há anos. Mas mudar de país sozinha é muito diferente...

Então, a resposta chegou e, em agosto de 2019, embarquei para Portugal. Fui viver na cidade do Porto. Que cidade, viu? Apaixonei-me com o lugar. Portugal me surpreendeu muito, confesso.

Ah! Também não imaginava que fosse aprender tanto em um país que fala a mesma língua e compartilha de alguns costumes com o Brasil. Contudo, apesar dessas semelhanças que todos conhecem, lá tudo era diferente.

Conheci alunos de várias partes da Europa e até melhorar meu inglês eu consegui, acreditam? Além de conversar em inglês com outros intercambistas, as disciplinas que cursei eram ofertadas em inglês.

Cresci muito, aprendi muito e se me perguntassem se eu diria que faria tudo novamente, eu não teria dúvidas:

-Sim! Vale a pena sentir qualquer frio na barriga quando o que está em jogo é a realização daquilo que você realmente quer.

PUC Minas | Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Av. Dom José Gaspar, 500 Prédio 14. Coração Eucarístico. Belo Horizonte, Minas Gerais.
iceg.atendimento@pucminas.br (31) 3319-4250 / 3319-4253 / 3319-4255