7 PERGUNTAS SOBRE TECNÓLOGOS PARA SORAYA PONGELUPE

A Profª Soraya Pongelupe tem grande experiência como Consultora Organizacional nas áreas de estratégia, marketing, comunicação e educação corporativa. Doutora em Administração e Mestre em Educação, Administração e Comunicação, Soraya, que também é assessora de planejamento na área de inteligência de mercado da PUC Minas, acaba de assumir a Coordenação Geral dos Tecnólogos do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS. Confira a entrevista a seguir e tire suas dúvidas sobre estes cursos que têm a vantagem de serem mais rápidos e centrarem seu foco em áreas bastante específicas do mercado de trabalho.

Soraya Fundo.png

1 - Afinal, o que é um Tecnólogo?

R - O Tecnólogo é um profissional com formação superior que atua em uma área específica do mundo do trabalho. Temos exemplos de Tecnólogos em marketing, logística e várias outras funções do mercado de trabalho. A legislação brasileira e o MEC reconhecem três graduações de nível superior: a primeira, é a bacharelado, que forma um profissional para atuar como um generalista; depois, a licenciatura, formando o aluno para ministrar aulas; finalmente, o curso superior de tecnologia traz uma formação que prevê a atuação em área profissional específica. Por se tratar de uma formação bastante focada em uma área de atuação profissional, o tempo é mais rápido, entre dois e três anos. Assim, em pouco tempo, o estudante pode se preparar para assumir uma função no mercado de trabalho de forma especializada e eficiente.

2 - Quais as vantagens de fazer um curso Tecnólogo?

Trata-se de uma formação capaz de concentrar em funções profissionais importantes e específicas. Assim, como eu já disse, a grande vantagem está no fato de o curso ser concentrado. O aluno trabalha técnicas, ferramentas, habilidades profissionais e comportamentais que lhe permitem se inserir no mercado de trabalho em pouco tempo. Além disso, se o aluno já possui uma graduação, o Tecnólogo também oferece a possibilidade de mudança de carreira ou complementação de estudos.

3 - Você coordena os Tecnólogos que acabam de ser criados pelo ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS. Quais são seus grandes desafios à frente desta coordenação?

Atualmente, a aceleração das mudanças no mundo do trabalho requer dos profissionais constantes alterações, adaptabilidade, novos conhecimentos e muitos outros requisitos. O desafio é grande e não se restringe a uma única ação. O que se busca é que o aluno seja capaz de desenvolver habilidades de soluções de problemas em casos reais, dentro das empresas. Para que isso aconteça, é preciso que nossos cursos ofereçam pesquisa constante, visão sistêmica, trabalho em equipe e muitas outras competências. Temos ainda a responsabilidade de gerar contribuições para os empreendedores que estão cedendo o espaço para o aprendizado. Por isso, os Tecnólogos do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS são diferenciados. Temos que fazer mais, para que nosso aluno possa fazer mais.

4 - Quais são as especificidades de cada curso que foi criado?

No Curso de Marketing o aluno desenvolve um projeto de gestão das experiências clientes, em que analisa a jornada e as experiências dos clientes, considerando as personas, avaliação do mix de produtos, qualidades em serviços e relacionamento com as marcas, por meio da inteligência de mercado. Também realiza outro projeto voltado para gestão da comunicação, canais de distribuição e vendas, mobilizando os recursos do marketing digital, a comunicação nas mídias online e off, além dos canais de vendas e distribuição.

No Curso de Gestão Comercial, o aluno realiza um projeto que avalia a gestão dos canais de vendas, trazendo como foco a integração dos canais online e offline, considerando as personas, as jornadas e experiências de compras dos clientes, inteligência de mercado e o conhecimento profundo dos canais de vendas. Outro projeto que o aluno desenvolve é sobre o design e gestão da força de vendas que envolve métodos e técnicas formação de equipes de alta performance e mecanismos de gestão, tendo em vista a demanda a demanda de mercado.

No Curso de Gestão Financeira o aluno trabalha um projeto que avalia a capacidade de gestão dos ativos financeiros da empresa, envolvendo os processos de gestão do capital de giro, custos, impostos, e análise da saúde financeira da empresa estudada. Outro projeto que o aluno realiza é de avaliação da viabilidade econômica e financeira de investimentos de um negócio, considerando a gestão de um projeto, o desempenho financeiro e medidas de valor, análises de riscos e investimentos e as análises de investimentos no mercado financeiro.

No Curso de Comércio Exterior o aluno do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS desenvolve um projeto de avaliação de mercado para importação ou exportação, sempre considerando os fatores econômicos internacionais, demanda do mercado internacional, cultura e hábitos de consumos, formação de preços internacionais técnicas de negociações internacionais. Além disso, este Tecnólogo conta com um projeto focado em logística internacional, com avaliação dos processos de importação e exportação, câmbio global e operações financeiras, direito internacional e logística estratégica global.

No Curso de Logística, o aluno trabalha um projeto que avalia a gestão de suprimento e transformação, mapeando a própria cadeia de suprimentos e analisando o setor de compras e as políticas de relacionamento. Mas não é só isso. Neste curso, o aluno aprende a dominar canais de distribuição e processamento de pedidos, além de analisar os processos logísticos de distribuição e transportes, de gestão do estoque, trabalhando ferramentas de qualidade e logística reversa.

É importante lembrar que todos os seis Tecnólogos do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS realizam sempre dois projetos de formação gerencial mais abrangentes e estratégicos. No primeiro eixo, todos cursos discutem e trazem contribuições para uma gestão contemporânea de cada atividade profissional. No eixo final, os Tecnólogos fazem um projeto de sustentabilidade específico para sua atuação profissional.

5- Como o ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS garante a qualidade no ensino à distância?

Excelente pergunta! O ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS já atua no ensino à distância há mais 15 anos, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, adquirindo assim competência técnica e estrutura de funcionamento. As aulas ocorrem de forma assíncronas, com vídeos de altíssima qualidade, materiais e ferramentas de gestão que os alunos vão acessando quando realizam os projetos aplicados a casos reais de empresas. Os professores atuam como mentores das equipes, simulando o ambiente corporativo de trabalho via conferências, chat, e-mail e também com momentos síncronos. As turmas são reduzidas, com apenas 30 alunos. Em média, são realizados seis projetos com um professor mentor, o que diferencia em muito o atendimento individualizado de cada aluno e o acompanhamento do processo educacional. O processo de ensino-aprendizado ocorre na ferramenta Canvas, usada mundialmente, e a partir da plataforma de videoconferência TEAMS, da Microsoft.

6 - Se eu fizer um Tecnólogo, poderei ingressar em cursos de mestrado e doutorado, no Brasil ou no exterior?

Como todas as outras formações superiores, o Tecnólogo garante aos alunos egressos a possibilidade de continuar seus estudos em pós-graduação lato sensu, MBA, mestrados e doutorados. Além disso, se você já possui algum outro curso de graduação em área correlata, muito provavelmente poderá aproveitar seus estudos mediante avaliações feitas a partir do Projeto Pedagógico do Tecnólogo.

7 - Questões como custo, empregabilidade e acesso mais rápido ao mercado de trabalho são mesmo características dos Tecnólogos do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS?

No ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS, a formação tecnológica oferece uma oportunidade única de crescimento tanto para quem quer se inserir no mercado de trabalho como para aquele que deseja reconduzir sua carreira ou até mesmo complementar suas competências e habilidades. A empregabilidade é alta, em função da formação mais especializada e, ao mesmo tempo, abrangente, pois desenvolve competências comportamentais, visão sistêmica e habilidades para soluções de problemas e trabalho em equipe, trazendo aos formandos diferenciais no mercado de trabalho. Tudo isso sem falar na possibilidade de mais rápida de acesso ao mercado de trabalho, tendo em vista o menor tempo de formação e a estrutura da PUC Carreiras, um setor da nossa Universidade que realiza a divulgação das vagas de empregos e estágios junto às empresas. Tudo isso, vale lembrar, com menor investimento.

selo_50anos iceg_brasao_COR_2021.jpg

PUC Minas | Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Av. Dom José Gaspar, 500 Prédio 14. Coração Eucarístico. Belo Horizonte, Minas Gerais.
iceg.atendimento@pucminas.br (31) 3319-4250 / 3319-4253 / 3319-4255