Avaliações


Neste semestre, ao longo do mês de maio, professores, alunos e colegiados estão convocados a participar da avaliação dos professores, considerando seu desempenho em disciplinas presenciais e virtuais, de cursos de graduação, no semestre em curso.

Já os funcionários participarão da avaliação institucional durante o mês de Junho!


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Quem participa desta avaliação?

Alunos: respondem sobre a avaliação que fazem de cada professor das disciplinas em que estão matriculados no semestre em curso e sobre a infraestrutura do curso/unidade de origem, mesmo que cursem disciplinas em outros cursos ou unidades.

 

Professores: fazem sua autoavaliação e respondem sobre a infraestrutura da(s) unidade(s) ou campus em que lecionam ou têm horas de dedicação, no semestre em curso.

 

Coordenações de curso/colegiados: respondem sobre os professores que deram aulas no curso pelo qual são responsáveis, no semestre em curso.

 

O professor tem acesso às respostas nominais dadas pelos alunos?

Não, a pesquisa é confidencial, ou seja, o professor terá acesso à avaliação feita pelos seus alunos como um todo. Além disso, o resultado da avaliação docente só chegará às mãos do professor no início do semestre seguinte, garantindo que o fechamento das notas do semestre sobre o qual versa a avaliação feita pelos alunos, não seja impactado por ela.

 

O aluno poderá ver o resultado da avaliação individual de cada professor?

Não. Do mesmo modo que ao aluno é garantida a confidencialidade sobre a avaliação que faz do professor, também se garante ao professor que apenas ele e suas chefias diretas terão vistas ao resultado de sua avaliação.

 

Os alunos terão acesso a algum resultado da avaliação docente?

Sim, cabe à coordenação e ao colegiado de cada curso divulgar os resultados da avaliação docente aos alunos, de modo agregado, ou seja, a avaliação geral dos professores do curso.

 

Para que serve esta avaliação?

O processo de avaliação docente formaliza a percepção que o discente tem de seus professores, com vistas a subsidiar o acompanhamento, semestral, do desempenho do professor, nas atividades que desenvolve em sala de aula. Assim, as instâncias de deliberação de cada Departamento, Faculdade ou Instituto, passarão a ter informações semestrais das atividades do professor.