Logon

Cursos da PUC Minas bem avaliados pelo Enade 2021


Licenciaturas de Educação Física, Filosofia, História e Pedagogia se destacam com conceito 5


A maior parte dos cursos de graduação da PUC Minas avaliados pelo Ciclo Enade 2021 obteve as notas quatro e cinco, consideradas as mais elevadas, numa escala de um a cinco, nesse índice do Ministério da Educação (MEC) que mensura o desempenho acadêmico por meio de provas aplicadas a alunos concluintes. Em relação à avaliação anterior, feita em 2019, o número de conceitos 4 subiu 10 pontos percentuais e o relacionado ao conceito 5 aumentou em 14 pontos percentuais. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC que conduz a avaliação.

Essa análise é feita a cada triênio sobre um grupo de cursos selecionados pelo MEC. Dos 24 cursos escolhidos para avaliação, 11 receberam a nota 4, quatro obtiveram a nota 5 e outros nove cursos o conceito 3. As seguintes licenciaturas se destacaram com nota 5: Educação Física, Filosofia, História e Pedagogia.

Receberam nota quatro os cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Sociais – Licenciatura, Geografia-Bacharelado e Licenciatura, História-Bacharelado, Letras Português e Letras Português e Inglês – Licenciatura, Matemática – Licenciatura, todos no Campus Coração Eucarístico; e Sistemas de Informação bacharelado na PUC Minas Betim, Contagem e São Gabriel. Outros nove cursos receberam a nota 3.

Fizeram o exame alunos dos cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

CPC e IGC

O Inep deve divulgar ainda neste semestre o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador é composto pelo Conceito Enade, IDD e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.

Também deverá ser divulgado o Índice Geral de Cursos (IGC), composto pela média dos CPCs e conceitos da pós-graduação, avaliados pela Capes, ponderados pela proporção de número de alunos avaliados em cada nível (graduação, mestrado e doutorado).

Assessoria de Imprensa

PUC Minas