A PUC Minas Lourdes recebe, nesta segunda-feira, 13 de abril, o evento 2025 BRICS Brazilian Presidency: Takeaways and Projections, a partir das 13h30, no Auditório 2 do Prédio 1 – Ed. Dom Cabral (Rua Sergipe, 790).
A atividade é realizada pelo Observatório Rússia–América Latina (Ruslat) e pelo Observatoire Français des BRICS e reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir as prioridades, desafios e implicações globais da presidência brasileira do BRICS em 2025. O webinar irá explorar, a partir de pesquisas recentes, quatro eixos centrais da agenda do bloco: a expansão dos BRICS; as mudanças climáticas, considerando a realização da COP30 no Brasil; comércio, investimentos e cooperação financeira, incluindo debates sobre desdolarização; e o papel crescente da inteligência artificial no desenvolvimento e na governança global.
A proposta do evento é promover reflexões qualificadas sobre os acontecimentos recentes e os possíveis caminhos da atuação do BRICS no cenário internacional contemporâneo.
Confira a programação:
Apresentação
Marinana Andrade e Barros, cofundadora do Observatório Rússia–América Latina (Ruslat), Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
David Teurtrie, diretor do Observatório Francês sobre o BRICS, Professor no Institut Catholique d’Études Supérieures (ICES).
Moderação
Igor Delanoë, Secretário Geral do Observatório Francês sobre o BRICS, Vice-Diretor do Observatório Franco-Russo, Pesquisador Associado no Institut des Relations Internationales et Stratégiques (IRIS, Paris).
Palestrantes
Leonardo César Souza Ramos, Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Daniela Vieira Secches, Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), fundadora do Ruslat,
Debatedor
Adriano do Vale Salgueiro, Professor na Universidade de Poitiers, Pesquisador no Laboratório de Economia de Poitiers (LAP).
Serviço
2025 BRICS Brazilian Presidency: Takeaways and Projections
Data: 13/04/2026, segunda-feira
Horário: 13h30
Local: PUC Minas Lourdes - Prédio 1 - Ed. Dom Cabral - 6º andar - Auditório 2