10/10/2024 13:00
"Essa é uma celebração do conhecimento em suas mais diversas formas. Hoje, somos todos convidados a explorar, questionar e interagir, num ambiente onde a ciência e a cultura se encontram para iluminar nossas ideias e inspirar novas descobertas", declarou o Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Barreiro, Prof. Dr. Luis Renato Junqueira, durante abertura da 3ª Virada Científico-Cultural do Campus, na noite da última terça-feira, dia 8.
A terceira edição do evento aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, com diversas atividades para a comunidade acadêmica e externa. "É um momento precioso para refletirmos sobre como a ciência e a cultura moldam nosso entendimento do mundo e nossa convivência. Estamos aqui para compartilhar saberes, experiências e, quem sabe, até mesmo criar novas parcerias que transcendem as salas de aula", disse o Pró-reitor Adjunto.
A abertura da Virada contou ainda com a apresentação das orquestras Jovem Vallourec e E. E. Pe. João Botelho, que executaram repertórios de diversos períodos da história.
A Feira de Economia Solidária esteve presente novamente na Virada Científico-Cultural, com barracas de artesanato, doces, comidas e acessórios. Essa é uma parceria que acontece desde a primeira edição do evento.
Cada curso do Campus Barreiro ofertou uma oficina durante o evento, envolvendo alunos e professores. Os participantes puderam tirar dúvidas jurídicas e contábeis, conversar sobre empreendedorismo, aprender a criar um aplicativo para celular, dentre outras atividades.
A programação incluía ainda o mutirão da saúde, organizado pelos cursos de Nutrição, Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia e Biomedicina. Alunos desses cursos ofereceram oficinas e atendimento aos participantes da Virada.
O primeiro dia do evento foi finalizado com apresentações musicais feitas por alunos e professores do Campus, além da Banda Estação Ferrugem, que é parceira da Coordenação de Extensão em projetos na Região do Barreiro.
Programação para as crianças
A programação do segundo dia da Virada Científico-Cultural foi direcionada para as crianças, que lotaram os espaços do Campus, vindas principalmente de escolas parceiras. Aconteceram atividades organizadas pelos Escoteiros do Brasil, tenda de leitura e contação de histórias, apresentação e oficinas relacionadas a cultura Afro realizadas pelo Instituto Macunaíma.
O show do Wal, o Mágico, encerrou o último dia da Virada Científico-Cultural, junto com a distribuição de pipoca, algodão doce e brigadeiro para as centenas de crianças que participaram do evento.