search
 

Assistência judiciária

O Serviço de Assistência Judiciária, hoje, tem por objetivo principal o aprendizado dos alunos que estão matriculados a partir do 7º período do Curso de Direito. Além do aprendizado, o SAJ atende as pessoas carentes da Comunidade, dando-lhes o suporte jurídico necessário na busca de seus direitos na Justiça.

Apoio à comunidade

Graças à assistência judiciária concedida pela PUC Minas à comunidade, aproximadamente mil famílias continuam em suas moradias, amparadas por decisões judiciais. Vila Nova, no Bairro Jacqueline e Vila São João no Bairro São João, Comunidade dos "Predinhos", no Bairro Santa Teresa, todas em Belo Horizonte; Vila Pe. Dionísio, em Contagem; e, Conjunto Habitacional São Francisco, em Ouro Branco, são exemplos destas atuações.
Concomitantemente, à assistência judiciária, o SAJ oferece a essas comunidades uma assessoria que contribua para a conquista dos serviços básicos de água, luz, esgoto e transporte, além de fortalecimento de sua organização e do exercício de sua cidadania.
O corpo docente do SAJ é composto por um Coordenador e dez Professores Orientadores.

Informações gerais

No Serviço de Assistência Judiciária da PUC Minas no Coração Eucarístico, as marcações normalmente são realizadas no início de cada  semestre, até o preenchimento total das vagas. O cadastramento dos interessados no atendimento em questão atualmente está sendo realizado por meio da distribuição de senhas, às segundas-feiras a partir das 8h e às terças-feiras a partir das 14h. Atualmente o SAJ existe nas seguintes unidades da PUC Minas: Coração Eucarístico, Contagem, Betim, São Gabriel, Barreiro, Poços de Caldas e Arcos (cada unidade tem seu calendário próprio).

O interessado precisa levar no momento do cadastramento, a carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. O atendimento é exclusivo à população carente. O SAJ atende à todas as causas, exceto trabalhistas e previdênciárias. Com o agendamento é marcado dia e horário para a exposição do problema.

O SAJ da PUC Minas no Coração Eucarístico está localizado na Rua Dom José Pereira Lara, 339 - Bairro Coração Eucarístico (próximo ao Campus da PUC Minas).

Os telefone para contato são: (31) 3319-9936 e (31) 3319-9935.


Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.