07/10/2019 11:35

Cursos de graduação da PUC Minas bem avaliados no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira, 4 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Dos  42 cursos de graduação da PUC Minas avaliados nesta edição do Exame, três obtiveram nota 5, considerada a nota máxima (graduação a distância em Ciências Contábeis, Relações Internacionais, do Campus Poços de Caldas e Teologia, do Campus Coração Eucarístico) e outros 18 obtiveram nota 4.

O Enade é resultado da aplicação das provas aos estudantes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras. O exame é prestado por todos os alunos dos semestres iniciais e finais dos cursos selecionados. O conceito resulta do desempenho dos alunos de graduação na prova, que contém questões de formação geral e componentes específicos de cada curso. As médias obtidas pelos alunos são padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de um a cinco. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima.

Receberam nota 4  os cursos de Administração (Betim, Coração Eucarístico, EAD,  Poços de Caldas e Praça da Liberdade), Ciências Contábeis (Coração Eucarístico e São Gabriel), Direito (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), graduação tecnológica em Gestão Financeira (Barreiro), Jornalismo (Coração Eucarístico e São Gabriel), Psicologia (São Gabriel e Poços), Publicidade e Propaganda (Poços e São Gabriel), Relações Internacionais (Coração Eucarístico) e Teologia (Uberlândia).Outros 16 cursos receberam nota 3.

Fizeram o exame alunos dos cursos de Administração (Arcos, Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, EAD, Poços de Caldas, Praça da Liberdade e São Gabriel), Ciências Contábeis (Barreiro, Contagem, Coração Eucarístico, EAD, e São Gabriel), Ciências Econômicas (Coração Eucarístico), Direito (Arcos, Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Poços de Caldas, Praça da Liberdade, São Gabriel, Serro e Uberlândia), Gestão Financeira (Barreiro), Jornalismo (Coração Eucarístico e São Gabriel), Logística (Barreiro), Psicologia (Betim, Coração Eucarístico, São Gabriel e Poços de Caldas), Publicidade e Propaganda (Coração Eucarístico, São Gabriel e Poços de Caldas), Relações Internacionais (Coração Eucarístico e Poços de Caldas), Serviço Social (Coração Eucarístico) e Teologia (.Coração Eucarístico e Uberlândia).

CPC e  IGC

O Inep deve divulgar em novembro o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador é composto pelo Conceito Enade, IDD e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.

Também deverá ser divulgado o Índice geral de Cursos (IGC), composto pela média dos CPCs e conceitos da pós-graduação, avaliados pela Coordenadoria de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ponderados pela proporção de número de alunos avaliados em cada nível (graduação, mestrado e doutorado).