A 28º edição da Revista PUC Minas, referente ao segundo semestre de 2023, traz a visão de especialistas sobre as implicações éticas, jurídicas e educacionais das novas formas de inteligência artificial, refletindo sobre a falta de regulação dessas novas tecnologias e possíveis benefícios de seu uso em favor dos mais necessitados.
Nesta edição, o Grão-chanceler da Universidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, à luz dos seus 25 anos de ordenação episcopal, aborda em entrevista as contribuições da presença cristã no mundo da educação universitária.
Matérias sobre a excelência da PUC Minas atestada nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e a formação humanista, norteadora de todos Cursos e em especial os da área da Saúde, se somam à reportagem sobre as quatro décadas da Extensão, sob a perspectiva histórica. Um dos pilares norteadores da Universidade, a Extensão produz conhecimento e transforma a sociedade desde a sua criação, posicionando a PUC Minas como referência para outras instituições de ensino.
A convivência entre diferentes gerações é tema de artigo escrito pela Profa. Dr. Kátia Saraiva, docente do Curso de Psicologia do Campus Poços de Caldas. Também colaboraram nesta edição as professoras Maria Cecília Máximo Teodoro, do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Mineira de Direito, e Aline Aguiar Mendes, da Faculdade de Psicologia, com artigos que tratam, respectivamente, da forma como a tecnologia impõe relações de trabalho precarizadas e de como ela contribui para a construção de novas formas de solidão na contemporaneidade.
Temas como o ensino da sustentabilidade na educação básica, combate às desigualdades de gênero na tecnologia e o atendimento à população carente por serviços de saúde especializados também estão presentes ao longo desta edição com conteúdo expandido em episódios do PUC Play, o podcast da PUC Minas.
Acesse a versão digital da Revista PUC Minas no site: www.revista.pucminas.br