02/09/2019 12:20

Evento marca 20 anos da PUC Minas Virtual

Da esquerda para a direita: os professores Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabella Hendrix, o professor Dom Joaquim Giovani Mol, reitor da PUC Minas e o Marcos André Kutova, diretor de Ensino a Distância da PUC Minas

O Núcleo de Educação a Distância da PUC Minas – PUC Minas Virtual – completou 20 anos no último dia 20 de agosto. A solenidade de comemoração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico, com a presença de professores, funcionários técnico-administrativos e nomes importantes do Ensino a Distância (EAD) no Brasil.

A solenidade teve a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e do diretor de Ensino a Distância da PUC Minas, professor Marcos André Silveira Kutova. Para iniciá-la, foi exibido um vídeo institucional, produzido pela E-motion Audiovisual, que mostrou depoimentos de figuras relevantes destes 20 anos, como a professora Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves, primeira diretora da PUC Minas Virtual.

A professora Maria Beatriz foi muito lembrada durante toda a cerimônia, por ter dado início à trajetória de ensino a distância na Universidade. O professor Marcos André Silveira Kutova, atual diretor, relembrou os desafios enfrentados e falou da evolução da EAD no Brasil e na PUC Minas. "Foi um grupo de pioneiros, visionários como a professora Maria Beatriz, que resolveu encarar a educação a distância em seu princípio, e dois deles estão aqui hoje: Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabella Hendrix, que está na diretoria da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) desde seus primeiros anos, e o professor Enilton Ferreira Rocha, um dos maiores consultores de EAD e que tem me ajudado muito nas reflexões sobre como será o futuro da educação a distância", declaraou

De acordo com o professor Marcos André, atualmente, cerca de 50% do total de alunos da Universidade fazem uso da EAD, através de alguma disciplina a distância ou semipresencial. "Somos mais de 40 mil pessoas utilizando o ambiente virtual de aprendizagem dentro da PUC Minas, contando alunos, professores e funcionários", afirmou.

O reitor da PUC Minas relembrou a importância da professora Maria Beatriz Gonçalves na trajetória da PUC Minas Virtual. "Ela exerceu um papel fundamental na criação e consolidação do ensino a distância da PUC Minas". Dom Mol também felicitou o professor Marcos André e sua equipe pelo trabalho desenvolvido e pelo compromisso com uma educação inovadora, que avança e mantém a qualidade do ensino dentro dos princípios da PUC Minas.

Para finalizar o evento, o CEO da empresa de tecnologias Kukac, Roberto Francisco de Souza, fez uma palestra sobre os desafios da inteligência artificial para a educação. Com o nome de A tempestade de areia, a palestra mostrou projetos de inteligência artificial que estão acontecendo, que podem intervir nas interações humanas de diversas formas e como as pessoas vêm reagindo a eles. Roberto Souza finalizou a palestra refletindo sobre o futuro da educação: "Aquilo que acredito ser o futuro da educação virtual é o que chamamos de micro conteúdos, que são conteúdos curtos, principalmente em vídeos, que poderão ser rastreados e, através das novas tecnologias, poderemos fazer perguntas a esses conteúdos que nos serão respondidas. É transformar a educação em um processo gamificado e que se torne cada vez mais prazeroso".