16/07/2021 17:05

Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Fabiano Costa Teixeira possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas onde atua como coordenador do polo de ensino à distância e do Centro de Pesquisas Avançadas. Saiba o que ele tem a dizer sobre o curso:

1- Quais as vantagens de fazer o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores?

É um curso que forma o aluno para uma área com grande demanda de profissionais: a tecnologia. Por ser uma graduação baseada em projetos, onde o aluno coloca em prática o conhecimento o tempo todo, ao se formar o egresso está preparado para assumir imediatamente postos de trabalho que exigem grandes habilidades.

2- O que o aluno irá aprender no curso?

O curso prepara o aluno para atuar desde empresas de pequeno porte até grandes data-centers no projeto, implementação, gerenciamento e segurança de redes de computadores. Além disso, também preparamos um profissional capaz de desenvolver software, tendo em vista a importância desse conhecimento em qualquer área da tecnologia.

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título Superior em Tecnologia em Redes de Computadores?

Um título Superior em Tecnologia em Redes de Computadores pela PUC Minas qualifica o profissional a trabalhar em qualquer empresa do Brasil e do mundo. Além disso, o fato de participar de um curso baseado em competências (onde são desenvolvidos projetos o tempo todo) permite ao estudante já adquirir experiência prática durante a graduação, o que facilita seu caminho para o ingresso no mercado de trabalho.

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área de tecnologia tem em fazer o curso de Tecnologia em Redes de Computadores?

É um curso com foco muito grande em projeto, implantação, gerência e segurança de redes de computadores. Isso leva ao profissional conhecimentos e práticas que podem ser empregados imediatamente em seu trabalho, principalmente em um momento de grande expansão das infraestruturas de comunicação.

5- Qual o diferencial do curso?

O grande diferencial do curso é ser baseado em competências, onde o aluno durante todo a graduação é envolvido em projetos práticos. Isso permite que os alunos sejam capazes de realizar entregas valiosas e em curto prazo para as empresas onde trabalham, o que aumenta sua empregabilidade e remuneração.

6- Qual a importância da Coordenação do curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores para uma carreira tão rica como a sua?

Para mim é uma felicidade muito grande. Estou na PUC Minas há 20 anos, como aluno e professor. Conheci a universidade sob o ponto de vista de um estudante, depois a conheci como um docente e agora vou ter a oportunidade de conhecê-la como coordenador de curso. Em cada passagem dessas fico muito feliz em perceber como a universidade nos forma continuamente em diferentes aspectos: técnicos, científicos, profissionais, éticos e humanos.

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

É um novo aprendizado: coordenar um curso. Além disso, um curso em implantação. O grande desafio é ser capaz de aprender como tudo isso funciona, fazer o melhor possível e conseguir conferir ao curso a alta qualidade que é um fator básico e comum dentro da PUC Minas.