27/08/2021 14:30

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

 

Luís Felipe Garrocho é mestre em Comunicação Social, quadrinista, game designer, professor e pesquisador da área de Jogos Digitais, e Coordenador do CST em Jogos Digitais/EAD. Além dos trabalhos Achados e Perdidos, Cosmonauta Cosmo, Bidu-Caminhos, Quiral e do projeto Mundo Aberto com Eduardo Damasceno, também é criador do Bufas Danadas e co-criador do Almanacão de Férias da Turma do RyotGomba com Ricardo Tokumoto. Participou dos jogos Don't Talk to Strangers, Next Jump e Talk to Strangers. Atualmente, além da função de professor e coordenador, tem uma produtora e desenvolvedora de jogos, a Rocket Games. Veja o que ele tem a dizer sobre o curso de Jogos Digitais da PUC Minas Virtual:

1- Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais?

Acho que antes de tudo, jogo é muito legal. É raro se encontrar na condição de trabalhar com algo que se realmente gosta. E mais raro ainda, que isso aconteça e um período de aquecimento do mercado.

Jogos Digitais estão em alta e sem previsão de parar. É a industria de entretenimento que gera mais lucro atualmente - e diversas vagas abrem no mercado todos os dias, no Brasil e no exterior.

2- O que o aluno irá aprender no curso?

O curso de de Jogos Digitais trabalha com três pilares, Game Design, Computação e Arte Digital. A ideia é que o aluno, ao final do curso, tenha todas as ferramentas para fazer um jogo sozinho ou em grupo.

Não é raro que alunos busquem especializações dentro do curso, mas ele sairá com a capacidade e conhecimento do processo completo de fazer um jogo, independente da sua área de foco. 

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Jogos Digitais?

Acho que acima da titulação, a vantagem está na estrutura do curso de criação de projetos. O aluno ao longo dos semestres fará projetos de jogos de diversos gêneros.

Ter uma titulação em Jogos Digitais pela PUC Minas significa ter anos de experiência em produção prática de jogos. E com esforço, jogos já no mercado!

E claro, sempre bom lembrar que o curso de Jogos Digitais da PUC Minas foi escolhido um dos três melhores da América Latina com relação a empregabilidade! 

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área de tecnologia tem em fazer o curso Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais?

Eu sempre falo que não existe conhecimento desperdiçado, e nesse caso mais ainda. O conhecimento em outra área de tecnologia (ou mesmo de artes, no nosso caso), é um grande beneficio.

O aluno que se encontra nessa situação poderá focar mais nas áreas de conhecimento que não tem experiência, ou especializar mais ainda, e usar do seu conhecimento prévio para explorar novas possibilidades de aplicação das suas habilidades, na área de Jogos.

5- Qual o diferencial do curso?

Definitivamente os professores. Temos professores com experiência tanto acadêmica quanto de mercado, e acima de tudo, uma equipe de trabalho unida, que monta os projetos e plano em grupo, do corpo do colegiado até todo o grupo de professores. 

6- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

É um marco, eu acho. Ser coordenador te coloca em uma posição de responsabilidade bem diferentes das tradicionais de um professor. Definitivamente é uma estrelinha no currículo, haha.

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

No momento, a coordenação. É uma mudança forte da minha posição de costume que é a de produção/criação/ensino. A experiência de coordenação é diferente e complicada, mas trás uma sensação de orgulho indescritível quando você vê as coisas funcionando.