01/09/2021 09:40

 Entrevista com o coordenador: Curso Superior de Tecnologia de Sistemas para Internet

 

Luiz Alberto é Bacharel (1996) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre (2003) e Doutor (2021) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, exerce as funções de Professor e Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência acadêmica e na indústria na área de Ciência da Computação, com ênfase Engenharia de Software e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e projeto de sistemas orientados a objetos, padrões para construção de software, processos de software ágeis, desenvolvimento de software para web e aprendizado de máquina. Veja o que ele tem a dizer sobre o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet:


1- Quais as vantagens de fazer o cursos Sistemas para Internet?

O tecnólogo em Sistemas para Internet é um profissional que possui um vasto campo de trabalho. Suas possibilidades de atuação tanto em empresas públicas, quanto empresas privadas, abrangem necessidades de projetar, desenvolver e gerenciar sistemas web nos mais diversos campos de aplicação – saúde, educação, jurídica, engenharias, agropecuária, financeira, de negócios etc., que possam ser atendidas por meio de sistemas informatizados baseados na web e em dispositivos móveis. 

 

2- O que o aluno irá aprender no curso?

O curso é composto por três ciclos de aprendizagem: Desenvolvimento Web Front-end, Desenvolvimento Web Back-end e Desenvolvimento Mobile. Sendo que os dois primeiros ciclos possuem dois eixos temáticos e o último ciclo possui um eixo temático, sendo que cada eixo temático tem a duração de um semestre letivo. Cada eixo tem um tema, comum a disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas empresariais reais, esses problemas reais virão de clientes reais, demandas sociais, demandas regionais, ou a partir de projetos de pesquisa ou de projetos de empreendedorismo e inovação. Além dos conteúdos que alicerçam o desenvolvimento dos projetos, o curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística da PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

 

3- Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Sistemas para Internet?

 

Um profissional de Sistemas de internet é um profissional essencial para a sociedade em que vivemos. Em razão dacrescente expansão da base de usuários de internet emnosso país, tanto organizações públicas quanto organizações privadas vêm se atualizando e organizando a sua prestação de serviços em torno de plataformas eletrônicas de negócios e aplicativos de móveis que precisam de profissionais capacitados em tecnologias para internet para projetá-los, desenvolvê-los e gerencia-los, tornando, assim, o Tecnólogo em Sistemas para Internet um profissional altamente valorizado pelo mercado de trabalho..

 

4- Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área de tecnologia tem em fazer o curso Sistemas para Internet?

O curso conteúdo oferecido em nosso curso de Sistemas para Internet complementará a formação de uma pessoa com possua graduação na área de tecnologia oferecendo a oportunidade de estudo e aprendizado de tecnologias modernas por meio da execução de projetos práticos. O aprendizado de tais tecnologias, amplamente utilizadas em organizações ao redor do mundo, ampliará empregabilidade desta pessoa no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação .

 

5- Qual o diferencial do curso?

●Obtenção do Grau de Tecnólogo em Sistemas para Internet oferecido maior universidade católica de mundo e uma da melhores universidades privadas do mundo, reconhecida pela excelência no ensino, pesquisa e extensão.

●Obtenção de certificações intermediárias (Desenvolvedor Web Front-end, Desenvolvedor Web Back-end, Desenvolvedor Mobile Full-Stack) ao final de cada ciclo de aprendizagem que permitirão a inserção do aluno no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso.

● Nosso curso apresenta um desenho moderno e inovador voltado para o aprendizado baseado em projetos, no qual a cada semestre os alunos desenvolverão projetos práticos, atuando na resolução de problemas reais oriundos de empresas parceiras da PUC MG.

 

6- Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

O coordenação de um curso de graduação coroa a carreira acadêmica de um professor universitário que ao assumir esta função tem que se capacitar em um novo conjunto de conhecimentos processos acadêmicos e administrativos necessários para o bom funcionamento do curso. Tais conhecimentos permitirão uma visão holística e aprofundada sobre o curso sob minha coordenação. 

 

7- Quais são os grandes desafios deste curso para você?

Uma dos desafios para mim é acompanhar a evolução tecnológica de Sistemas para Internet de forma a manter a grade de conhecimentos do curso sempre atualizada aumentando a inserção do nosso egresso o mercado de trabalho . Um outro desafio, principalmente, em cursos EAD é promover ações que mantenham os alunos sempre engajados e motivados para atingir os objetivos da sua formação.