31/08/2021 17:50

 Entrevista com a coordenadora: Curso Administração

 

Sara Pimenta Resende, doutora e mestre em Administração pela PUC Minas, professora da área de Marketing do Departamento de Administração da PUC Minas desde 2002.  Coordenadora do curso a distância de Administração desde 2009. Veja o que ela tem a dizer sobre o curso: 

1-   Quais as vantagens de fazer um Curso Superior de Administração?

A Administração é uma área muito abrangente, com um mercado de trabalho amplo e de rápida inclusão. Além disso, é a formação ideal para pessoas que pretendem montar seus próprios negócios, além de ser uma formação muito interessante para o desenvolvimento pessoal.

2-   O que o aluno irá aprender no curso?

No curso de Administração o aluno passa por todas as áreas da profissão: empreendedorismo e inovação, marketing, recursos humanos, operações, finanças e estratégia. Em nosso modelo de curso, baseado em Projetos, o aluno aprenderá cada uma dessas áreas na prática, em um caso real. O aluno atua no mercado, sob a mentoria de professores, desde o primeiro até o último dia de aula. Essa é uma metodologia muito diferenciada e inovadora, que traz ganhos reais para os alunos!

3-   Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de ter um título em Administração?

O título de Administrador sinaliza ao mercado que esse é um profissional amplamente capacitado para a gestão de negócios, com uma carreira muito flexível, dada a amplitude do curso. O título emitido por uma universidade de renome, como a PUC Minas, contribui para o respeito a esse diploma. Nós somos uma Universidade muito respeitada pelo mercado de trabalho na Administração, nacional e internacionalmente.  

4-   Quais as vantagens que alguém que já possui graduação em área similar tem em fazer o curso de Administração?

A maior vantagem é a amplitude do curso. Ser gestor é tarefa árdua, importantíssima em qualquer negócio. É uma excelente segunda carreira, complementar a praticamente todos os cursos superiores e necessária a quase todos os profissionais em algum momento de suas carreiras. Especialmente por estarmos falando de um curso "hands on", onde o aluno pratica desde o primeiro dia de aula.

5-   Qual o diferencial do curso?

Sem dúvida nenhuma o maior diferencial é a metodologia de ensino. Alunos com a mão na massa do primeiro ao último dia letivo, por 04 anos, mentorados por professores altamente qualificados.

Além disso, complementarmente ao desenvolvimento teórico, o aluno participa de dois programas, onde trabalhamos as Competências Comportamentais, que os americanos chamam de soft skills, tão necessárias ao profissional nesse século XXI e Desafios Contemporâneos, onde temos a oportunidade de discutir e refletir temas complexos e atuais – esses também são dois grandes diferenciais.

Um outro grande diferencial é o alinhamento do curso com o Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA da PUC Minas. Os alunos da nossa graduação a distância trabalharão, nos grupos de estudo, lado a lado com os alunos de mestrado e doutorado. Esse relacionamento é raro e possibilita um grande desenvolvimento acadêmico.  

6-   Qual a importância da Coordenação do curso para uma carreira tão rica como a sua?

Participar desse projeto inovador é uma honra e um grande desafio. Implantar um currículo diferenciado, com uma metodologia inovadora, em uma universidade conceituada e muito valorosa para mim como a PUC Minas, é uma grande responsabilidade e sinto muito orgulho disso. Conto com uma equipe de professores e tutoras muito experiente e engajada, que trabalha arduamente. Isso torna o dia a dia muito rico.

7-   Quais são os grandes desafios deste curso para você?

Temos dois grandes desafios: O primeiro é manter os alunos engajados e dispostos a estudar em um curso que requer muita dedicação, durante todo o semestre letivo. O segundo é manter uma interface de qualidade com o mercado, para permitir um aprendizado significativo, aplicado e sempre alinhado às demandas do mercado de trabalho. Trabalhamos diariamente para isso!