24/06/2021 13:10

 7 PERGUNTAS SOBRE TECNOLOGIA EM MARKETING PARA RICARDO ALVES

 

O Professor Ricardo Alves tem grande experiência nas áreas de Administração e Marketing, com ênfase em Estratégias Organizacionais e Gestão Esportiva. Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Ricardo, que também é professor e pesquisador da PUC Minas nas áreas de estratégias organizacionais, empreendedorismo e gestão esportiva, acaba de assumir a Coordenação do Curso de Tecnologia em Marketing do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS. Confira a entrevista a seguir e tire suas dúvidas sobre este Tecnólogo.

Foto_Ricardo 2.png

1 - Quais as vantagens de fazer um curso Tecnólogo em Marketing?

O Curso Superior em Tecnologia (CST) em Marketing traz uma oportunidade única para o discente: concluir um curso superior, com alta empregabilidade, por se tratar de uma área específica da administração que possui muita visibilidade e ainda, em apenas dois anos. O CST em Marketing é um curso novo, totalmente baseado em projetos de aplicação prática e bastante alinhado com as novas demandas do mercado. Deve-se também destacar o fato de ser um curso totalmente no formato EAD, credenciado pela PUC Minas Virtual.

2 - O que o aluno irá aprender no curso?

O aluno aprenderá técnicas e ferramentas de Marketing que são utilizadas por organizações modernas em seus mercados. Ele irá trabalhar desde as ferramentas ligadas à experiência do cliente, criação de valor, pesquisa e análise de mercado às atribuições relacionadas ao desenvolvimento de produtos, serviços, precificação, distribuição e promoção da organização. Além disso, como não poderia deixar de ser, vai aprender muitas técnicas e ferramentas da área de marketing digital, o que é prioridade no mundo atual. 

3 - Considerando o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quais as vantagens de possuir um título de Tecnólogo em Marketing?

A principal vantagem da formação no CST em Marketing é fo fato de o curso possuir fortíssima relação com o mercado de trabalho, uma vez que trabalha com técnicas e ferramentas totalmente alinhadas às novas perspectivas do mercado consumidor. O Tecnólogo em Marketing tras em sua essência a identificação de tendências do mercado consumidor, estudando oportunidades para a venda de produtos e serviços. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.

4 - Quais as vantagens que alguém que já possui graduação na área gerencial tem em fazer o Tecnólogo em Marketing?

Muitas pessoas já formadas em suas respectivas áreas podem complementar competências neste campo extremamente rico em conhecimentos. Trata-se de uma área que, além de possuir, como já foi dito, estreita relação com o mercado, propicia ao aluno uma formação técnica acrescida de competências gerenciais e comportamentais importantes para o desenvolvimento de profissionais atualizados com o mercado.

5 - Qual o diferencial do curso de Tecnologia em Marketing do ICEG?

Como diferencial, nosso CST em Marketing tem, sobretudo, seu modelo baseado em projetos. Nele, todos os eixos temáticos trabalhados são conduzidos em equipe e diretamente integrados a empresas reais, apoiadoras do nosso curso. Vale ainda destacar a experiência da PUC Minas, especialmente do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS, na formação gerencial de pessoas ao longo dos últimos 50 anos. Finalmente, mas não menos importante, está o respeito que nossa instituição possui no mercado de trabalho no que se refere a uma formação gerencial de qualidade.

6 - Qual a importância da Coordenação do Curso de Tecnologia em Marketing para uma carreira tão rica como a sua?

A coordenação do curso serve como um suporte aos alunos na condução do curso. Além disso, quem é por ela respomnsável acaba servindo como inspiração para aqueles que depositam em nosso curso a confiança de ter sua formação conduzida por nossa instituição. Por isto, a coordenação precisa ser atuante e estimuladora na condução e no desenvolvimento do curso durante os quatro eixos (semestres) previstos para a conclusão da formação.

7 - Quais são os grandes desafios deste curso para você?

O grande desafio para a coordenação do CST em Marketing está sendo ajudar na construção de uma cultura de aprendizado baseada em projetos e em equipe. São desafios condizentes com aqueles vivenciados por todos no mercado de trabalho. Saber trabalhar em equipe desenvolvendo projetos é uma tendência inexorável do mercado. No entanto, os desafios devem ser percebidos como estímulos para nossas atividades diárias e não como problemas a serem superados. 

-Texto produzido pela estudante Sofia Carvalho França, estagiária do setor de Comunicação do ICEG ESCOLA DE NEGÓCIOS
selo_50anos iceg_brasao_COR_2021.jpg