Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Gestão do SGI (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho)

Gestão do SGI (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho)

Área de conhecimento:

Descrição


 

O curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança tem como proposta avançar na formação dos profissionais que se interessam em atuar dentro desse segmento. Os tópicos principais do curso são: a norma ISO 9001 do sistema de qualidade, Gestão de processos e produtos, a norma ISO 14001 do sistema de gestão ambiental, a norma ISO 45001 do sistema de saúde e segurança ocupacional, norma ISO 19011 de Auditorias, ferramentas da qualidade, cadeia de fornecedores, metodologia six sigma, gestão de custos, gestão de riscos, planejamento estratégico, gerenciamento de equipes de alta performance.

Com a competitividade do mercado frente ao mundo globalizado e mais seletivo fez com que as empresas passassem a investir na melhoria da qualidade de seus produtos, serviços e processos. O planejamento estratégico organizacional deve considerar todos os aspectos que a organização está inserido garantindo a sua viabilidade e a sobrevivência do negócio de forma holística e dialogando com suas partes interessadas.  Para isso as organizações precisam ampliar sua atuação no princípio da melhoria contínua, os SGI devem ter como objetivos a utilização de métodos de gestão visando aumentar a lucratividade organizacional levando em consideração a prevenção de doenças, incidentes, poluição do meio ambiente e potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.

O especialista do setor pode integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO dentro das organizações. Os alunos que concluírem o curso poderão ingressar em postos de trabalho voltados ao segmento de SGI: trabalharão dentro das áreas específicas do sistema de gestão, ou primordialmente, em um setor específico que integra todas essas áreas visando o efetivo gerenciamento das principais atividades das empresas na busca da melhoria contínua.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:​

Este profissional estará capacitado para integrar equipes multiprofissionais em empresas, consultorias e assessorias, estando habilitado ainda a gerir a implantação das normas ISO e as especificações do Sistema de Gestão Integrado nas organizações. Aplicando o princípio da melhoria contínua, métodos de gestão e realização de atividades para otimizar recursos; prevenir doenças, poluição, acidentes, reclamações de clientes e tratar potenciais problemas, visando melhores resultados econômicos, ambientais e sociais para as organizações.

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Destacam-se as competências:

a) Analisar o contexto das empresas com base no histórico e nos indicadores ambientais, ocupacionais, da qualidade para aperfeiçoar e integrar os sistemas de gestão;

b) Desenvolver planos de ação alinhados à visão estratégica da organização;

c) Gerir a implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados, considerando as especificidades de cada sistema e as necessidades da empresa;

d) Intervir e propor melhorias ou soluções para problemas relacionados a meio ambiente, qualidade, segurança e saúde no trabalho;

e) Por meio de metodologias da gestão de pessoas, gerenciar e motivar equipes envolvidas nas etapas dos SGI.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em quaisquer áreas de conhecimento, que atuam ou pretendam atuar na gestão integrada da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Sistema de Gestão em Qsms - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente E Saúde

2) Auditoria do Sistema de Gestão Integrado Iso 19011

3) Gestão de Processos

4) Ferramentas de Gestão Da Qualidade

5) Gestão de Pessoas e Coaching

6) Gestão de Indicadores e Produtividade

7) Análise e Gerenciamento de Risco e Perdas

8) Saúde do Trabalhador, Prevenção, Análise e Investigação de Acidentes e Incidentes

9) Metodologia Six Sigma

10) Gestão Estratégica e da Organização

11) Responsabilidade Socioambiental

12) Gestão de Fornecedores, Terceiros e Contratados

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

• Mirian Cristina Reis de Oliveira (Mestre) 

• Sara Rios Bambirra Santos (Mestre)

• João Paulo Barbosa Nascimento (Doutor)

• Rafael Alves de Araujo Castilho (Mestre) 

• Daniela Eugenia Silva Lopes (Mestre)

• Matheus Santiago Neto (Especialista)

• Rita de Cássia Pereira Soares (Especialista) 

• Marisa Aparecida de Matos (Mestre) 

• Cacilda Piedade Drumond Silva Carvalho (Mestre)

• Cintya Mércia Monteiro Penido Amorim (Mestre) 

• Helena Maria Gomes Queiroz (Doutor)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):