Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Metodologias Ativas Para a Educação

Metodologias Ativas Para a Educação

Área de conhecimento:

Descrição

 

 

Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking e  Games Educativos são expressões que fazem parte do instigante campo das chamadas Metodologias Ativas. Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas estão em busca de um olhar mais afinado para as competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender. 

É por essa via de pensamento que o curso “Metodologias Ativas para a Educação” objetiva oferecer concepções e metodologias para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas, sempre considerando as singularidades dos sujeitos que atuam no processo educacional: estudantes, educadores e gestores do campo pedagógico. 

Para isto, o curso promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores. 

Apostamos, portanto, na perspectiva interdisciplinar que promove costuras disciplinares, bem como na efetiva articulação entre práticas pedagógicas e aporte teórico, construindo, efetivamente, um conhecimento em rede.

TRILHAS FORMATIVAS: O QUE SÃO, COMO ACONTECEM E COMO PLANEJAR A SUA? 

O curso "Metodologias ativas para a Educação" se articula em 13 disciplinas, divididas em 4 momentos. O "ponto de partida" para todos os alunos é único. A disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem: pressupostos e fundamentos" é o "abre-alas" do curso. Ela oferece um panorama de concepções e fundamentos indispensáveis para quem quer mergulhar no universo das metodologias ativas para a educação.

Depois de cursar essa disciplina, ou seja, passar pelo nosso "ponto de partida", cada participante então terá que realizar 3 trilhas formativas. Aí começa o diferencial da nossa matriz curricular. Cada trilha é única e será planejada por cada um, de acordo com seus interesses e desejos. 

Vamos ver primeiro a nossa matriz curricular. Observe que as disciplinas estão agrupadas em 4 conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora". (Guarde os nomes desses conjuntos: "Grupo A", "Grupo B", "Maleta do professor" e "Disciplina conectora"). 


Para planejar sua trilha, você precisa se atentar para duas regras de ouro.

1ª regra: a trilha precisa ter 4 disciplinas.

2ª regra: em cada trilha, você terá possibilidades de escolha. Pense em uma combinação de disciplinas que seja do seu interesse e aproveite! 

OBS: É importante saber que até o final do curso nenhuma disciplina ficará de fora. Você terá a chance de cursá-las nas outras trilhas, compondo um singular arranjo interdisciplinar.

O infográfico abaixo vai te ajudar nessa missão! 



INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

- Elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas;

- Desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais; 

- Competência para o desenvolvimento de singulares apropriações de currículos e conteúdos disciplinares;

- Habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes;

- Possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;

- Desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas; 

- Conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais interessantes em suas aulas.


A QUEM SE DESTINA

O curso “Metodologias ativas para a Educação” tem como público prioritário profissionais graduados em nível superior, cuja atuação se dê no campo educacional como: professores do ensino fundamental, do ensino médio e/ou do ensino superior; arte-educadores; pedagogos e/ou ministrantes de cursos na educação não-formal.

CONTEÚDO DO CURSO

• Metodologias ativas de aprendizagem: pressupostos e fundamentos

• Redes sociotécnicas como ferramentas de ensino-aprendizagem

• Design thinking para educadores: práticas e soluções para o cotidiano escolar

• Games educativos: o jogo do aprender

• Sala de aula invertida: por que e como trabalhar a inversão

• Documentação pedagógica: preparação e registros de aulas em fotografias e vídeos

• Arranjos espaciais: como criar ambientes mais estimulantes para o aprender

• Aprendizagem em rede: conexões interdisciplinares no momento aula

• Storytelling: estratégias e ferramentas para apresentar a aula como uma narrativa

• Cultura maker: educação mão na massa

• Aprendizagem baseada em projetos: qual é o problema?

• Registros não lineares: infográficos, mapas mentais e cadernos de processos do professor

• Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade. 

5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Tailze Melo Ferreira (Doutor)

- Renata de Alencar Teixeira (Doutor)

- Rennan Vilar Guimarães Castro Antunes (Mestre)

- Michel Montandon de Oliveira (Mestre)

- Jerusa de Pinho Tavares Silva (Mestre)

- Ana Márcia Paiva (Mestre)

- Cecília Cristina Resende Alves (Mestre)

- Paulo Emílio de Castro Andrade (Mestre)

- Daniele Aragão (Mestre)

Madelon Piana de Miranda

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):