Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Gestão de Infraestrutura de TI

Gestão de Infraestrutura de TI

Área de conhecimento:

Descrição

O cenário atual exige que as empresas tenham acesso contínuo às suas aplicações, levando à demanda de investimento em soluções de alta disponibilidade. Esse investimento inicial vem acompanhado de despesas anuais de suporte e periódicas de renovação do hardware e do software necessários para suportar o ambiente. Além disso, para a realização desse trabalho é necessário o investimento em recursos humanos, treinamento e etc. Diante desse cenário, muitas empresas acabam por não implementar os requisitos mínimos esperados e isso faz com que o risco de operação da empresa seja aumentado.

Esse cenário é somente um dos argumentos explorados pelos provedores de computação em nuvem para convencer as empresas a migrarem suas aplicações para os seus ambientes, onde parte dessas preocupações não são mais responsabilidade da equipe da empresa e sim, da equipe do provedor de serviços. Aliado à isso, a possibilidade de minimização do investimento inicial e as características inerentes à computação em nuvem como por exemplo, o pagamento pelo que for usado (pay-per-use), fazem com que tal alternativa seja analisada pelas empresas.

O Curso Computação em Nuvem: Projeto, Administração e Operação fornecem, aos alunos, os principais fundamentos para que possam analisar, projetar e implementar soluções de computação em nuvem, migrar soluções on-premises (locais) para infraestrutura híbrida ou 100% cloud. Também fornece toda a base para que o aluno possa trabalhar com os aspectos de segurança, manutenção e administração de arquiteturas de nuvem.

Os aspectos como escalabilidade, novas funcionalidades e integração com Arquiteturas SaaS, PaaS e IaaS são abordadas em profundidade, bem como cultura DevOps, criação de ambientes de desenvolvimento, Internet das Coisas e tópicos avançados em Computação em Nuvem, como arquiteturas Serverless e Edge.


INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

Competências a serem desenvolvidas:

Projetar, Administrar e Operar sistemas computacionais on-premises e híbridos.

Garantir que o ambiente interno de infraestrutura da empresa esteja em pleno funcionamento a fim de garantir os níveis mínimos de qualidade e disponibilidade esperados para toda a infraestrutura local das empresas, seja de servidores e dispositivos de armazenamento, seja de conectividade e segurança de rede.

Áreas de atuação do egresso:

- Arquiteto de infraestrutura de TI

- Analista de infraestrutura de TI

- Gestor de infraestrutura de TI

- Consultor em infraestrutura de TI


A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior na área de informática que desejam aprofundar ou adquirir conhecimentos em infraestrutura de TI para apoiar a empresa nas discussões sobre a construção de ambientes on-premises, migração para nuvem ou configuração de ambientes híbridos. Além disso, mesmo em ambientes híbridos ou totalmente em nuvem, é importante que a infraestrutura interna e de conectividade sejam capazes de suportar as atividades da empresa. Há também, mesmo em casos em que a empresa tem operações em nuvem, a exigência de qualidade e desempenho da infraestrutura para, por exemplo, utilização de soluções de voz e vídeo.

NÚCLEO GESTÃO E INFRAESTRUTURA DE TI

A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas de mercado. O curso de Gestão de Infraestrutura de TI faz parte do Núcleo de Gestão e infraestrutura de TI, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender múltiplas demandas de interesse. Esta convergência também propicia o aluno a alcançar uma segunda formação com menor carga horária.

O quadro a seguir apresenta a estrutura dos cursos e suas disciplinas dentro do Núcleo Gestão e Infraestrutura de TI.

Conheça os outros cursos do Núcleo Gestão e Infraestrutura de TI: 



CONTEÚDO DO CURSO

1)   Transformações Digitais

2)   Gestão de desempenho em TI

3)   Arquitetura de Infraestrutura e Computação em Nuvem

4)   Gestão de Serviços de TI

5)   Projetos de infraestrutura de redes

6)   Gerenciamento Ágil de Projetos

7)   Virtualização de Servidores e Desktops

8)   Segurança de Infraestrutura

9)   Ambientes de trabalho digitais e teletrabalho

10) Operação e monitoramento

11) Gestão de configuração e mudanças

12) Gestão de ambientes on-premises

13) Plataformas de gestão de serviço de TI

14) Devops e arquitetura para entrega contínua

15) Gestão Financeira e Contratos


Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE


Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):