Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Comunicação Organizacional e Branding

Comunicação Organizacional e Branding

Área de conhecimento:

Descrição

Um estudo realizado, em 2016, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que 35% das habilidades mais demandadas atualmente mudem até 2020, quando 7,1 milhões de empregos deverão desaparecer. Entre as competências que devem ser aprendidas hoje para lidar com o mundo em transformação, segundo levantamento feito pelo Worldwide Educating for the Future Index: a Benchmark for the Skills of Tomorrow, de 2017, estão: liderança, senso empreendedor, interdisciplinaridade, habilidades digitais, criatividade e senso analítico além de consciência global e cívica.

A partir desse novo cenário, surge a necessidade de um novo profissional de comunicação que entenda os desafios das organizações, tanto no que se refere à produção de conteúdo, quanto no que diz respeito à gestão de conteúdo para os públicos de interesse da organização. Esse novo profissional deverá levar em conta o fato de que os consumidores, antes de serem consumidores, são avaliadores e potencializam o antigo boca-a-boca que agora é tela a tela, ou computador a computador. Assim, do simples "curtir", para endossar os discursos sustentados pelas realidades das organizações, passando pela produção de novas mensagens, que tem a função de dialogar com os stakeholders de uma empresa, o profissional de comunicação das organizações atuais deverá ter uma ampla visão dos processos comunicacionais. Esse novo profissional, além disso, deverá considerar a responsabilidade envolvida na construção de todos esses processos para que se forme, cotidianamente, a dimensão da marca na mente dos colaboradores, compradores e futuros compradores, levando em conta que todo e qualquer tipo de contato com a marca se fará necessário para gerir e administrar corretamente.

Visando alcançar tal demanda, e em contato com profissionais renomados do mercado, o curso de Comunicação Organizacional e Branding tem como objetivo formar profissionais estrategistas e gestores na área de Comunicação Organizacional e Branding capacitados para enfrentar os desafios que a profissão demanda.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

  • Capacitar o aluno a ter plena gestão da comunicação organizacional;

  • Desenvolver uma visão estratégica sobre o processo de comunicação integrada e organizacional no contexto atual das novas mídias,

  • Dotar os gestores de comunicação de conhecimentos para criar posicionamentos estratégicos com os públicos internos e externos dos vários tipos de organização;

  • Habilitar os profissionais para gerir a comunicação, entrelaçando os vários multicanais de modo a maximizar os resultados;

  • Capacitar profissionais para diagnosticar, gerenciar, reposicionar e construir a imagem das organizações a partir dos conceitos de equidade da marca, identidade de marca; gerenciamento da identidade de marca; sistema de marcas e mensuração da equidade da marca. 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda), Administração, Economia, Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou áreas afins.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Cultura Organizacional

2) Comunicação Organizacional

3) Comunicação Pública E Política - Gerenciamento De Crise E Opinião Pública

4) Comunicação Integrada De Marketing

5) Comunicação Digital E Relacionamento De Marca

6) Publicidade, Propaganda E Novas Linguagens

7) Branding Digital

8) Métricas De Avaliação Em Comunicação

9) Assessoria De Imprensa E Comunicação

10) Introdução Ao Branding

11) Semiótica Das Marcas

12) Legislação, Sustentabilidade E Responsabilidade Social

13) Marketing E Planejamento De Comunicação

14) Pesquisa De Marketing E Branding

15) Projeto E Pesquisa

Cilque aqui e confira as ementas do curso.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

  • Marcela Benvegnu – Mestre

  • Isabel Braga Souza – Mestre

  • Lívia Borges – Mestre

  • Maressa Basso – Mestre

  • Adriana Ferreira – Especialista

  • Raquel Fávaro – Mestre

  • Renata Barbosa – Especialista

  • Mauricio Faria – Mestre

  • Ana Bizotto – Especialista

  • Luciana Correa – Mestre

  • Conrado Mendes – Doutor

  • Francine Lemos – Especialista

  • Adinan Nogueira – Doutor

  • Vanessa Aparecida Franco Molina – Mestre

  • Cíntia Murta – Mestre


Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):