Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Segurança na Aviação

Segurança na Aviação

Área de conhecimento:

Descrição


O Brasil vem buscando aprimorar seu modal de transporte aéreo, de forma a ligar pontos distantes do território nacional, bem como atender a demanda crescente de passageiros. Tal fato tem atraído várias empresas estrangeiras a operar no Brasil, além das empresas nacionais existentes, criando estruturas por meio das políticas incentivadas pelo Governo federal. As operações aéreas têm crescido ano após ano chegando a grandes números como os 150 milhões de passageiros transportados no ano de 2019. Tal fato coloca o país em 9° lugar na posição de destaque internacional, segundo IATA. Tais números representam as conquistas obtidas ao longo dos últimos anos, mostrando que o modal aéreo brasileiro está em constante evolução. 

Com o crescimento das operações aérea verifica-se a necessidade de investimento em infraestrutura e principalmente em procedimentos e ferramentas de segurança operacional. Tais ações visam manter a taxa de acidentes e incidentes dentro da meta estabelecida pelas agências reguladoras nacionais e internacionais. Para isso, há a necessidade de treinamento e preparação de profissionais que estejam aptos a contribuir com a implantação, manutenção e disseminação da cultura da Segurança Aeronáutica na indústria da aviação. 

Nesse sentido, o curso de Segurança na Aviação, busca formar especialistas que possam participar e contribuir para a melhoria e ampliação dos processos e procedimentos de segurança adotados nas empresas aeronáuticas e aeroportos do país.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:​

O Especialista em Segurança Aeronáutica estará capacitado a atuar em equipes multiprofissionais e interdisciplinares, com base no rigor científico e intelectual, sempre pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Portanto, após a conclusão de Especialista em Segurança Aeronáutica o profissional possuirá conhecimentos, competências e habilidades que abrangem, desde a área técnica que corresponde à criação e aplicação de sistemas de segurança aeronáuticos baseados nas diretrizes nacionais e internacionais da aviação.

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização em Especialista em Segurança Aeronáutica. Destacam-se as competências:

- Avaliar e ser capaz de se adaptar e utilizar as novas tecnologias usadas na mitigação de acidentes e incidentes aéreos.

- Assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos processos e sistemas de segurança operacional zelando pela manutenção de um bom ambiente de trabalho, a partir do desenvolvimento de suas habilidades de administrar recursos humanos, técnicos e materiais, gerenciando equipes técnicas e habilidades de trabalho em grupo.

- Exercer papel de liderança, trabalhar em equipe, gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões típicos do contexto profissional, compreendendo o processo como um todo.

- Implantar sistemas de gestão e controle de Segurança da Aviação Civil, segundo requisitos de legislações nacionais e internacionais.

- Desenvolver conhecimentos a partir de pesquisa, contribuindo com o desenvolvimento e a inovação tecnológica e promovendo a elevação da cultura da segurança nos diversos segmentos da Aviação Civil Nacional.

Áreas de atuação do egresso:

- Operações aéreas

- Gestão aeroportuária

- Manutenção aeronáutica

- Produção de aeronaves

- Setores de segurança operacional em empresas aéreas comerciais, executivas e offshore.  

A QUEM SE DESTINA

Este curso é destinado aos profissionais envolvidos com as áreas de projeto e fabricação de aeronaves, manutenção de frotas, operação aeroportuária, logística aeroportuária, operação de aeronaves como pilotos e tripulação técnica. No âmbito institucional destacam-se as Polícias Civis e Militares, Bombeiros Militares, profissionais da Secretaria de Aviação Civil, ANAC e Infraero, e demais agências. Estudantes e interessados na atividade aérea, bacharéis em Ciências Aeronáuticas e em Aviação Civil, assim como, engenheiros Aeronáuticos e Aeroespaciais. 

CONTEÚDO DO CURSO

1)     Legislação Aeronáutica

2)     Direito Aeronáutico

3)     Certificação Aeronáutica – Aeroportos

4)     Certificação Aeronáutica – Produto Aeronáutico

5)     Sis. de Inv. e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SIPAER

6)     Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO

7)     Team Resource Management – TRM

8)     Segurança na Aviação – Fator Humano *

9)     Segurança na Aviação – Fator Infraestrutura Aeroportuária

10)   Segurança na Aviação – Gestão Aeroportuária

11)   Segurança na Aviação – Fator Sistema de Proteção ao Voo

12)   Segurança na Aviação – Fator Manutenção de Aeronaves

13)   Gerenciamento de Riscos

14)   Gerenciamento de crises

15)   Gerenciamento Institucional

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

• José Cândido Almeida Junior (Mestre)

• Kerley Alberto Pereira de Oliveira (Doutor)

• Livia Maria Almeida Duarte (especialista)

• Luis Henrique Santos (Doutor)


Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):