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Especialização

PUC Minas Virtual

Patrimônio e gestão em turismo religioso

Patrimônio e Gestão em Turismo Religioso

Área de conhecimento:

Descrição

Oferta do curso suspensa.

 

 

A Igreja Católica, notadamente em mensagens de seu Pontifício Conselho Vaticano, vem destacando, desde o XXI Concílio Ecumênico e em muitos de seus importantes documentos, a importância do entendimento e da valorização da diversidade cultural como forma de promover paz e bem entre os povos. É exatamente sob este aspecto que merece destaque o papel do Turismo Religioso não apenas como fonte e instrumento da ação evangelizadora, mas também como oportunidade para o exercício de ações que tornem possível a tolerância fértil, o diálogo vivo e o entendimento produtivo entre os diferentes povos.

É a partir de tais aspectos que a PUC Minas Virtual propõe o Curso em PATRIMÔNIO E GESTÃO EM TURISMO RELIGIOSO, no formato EAD. A ideia é oportunizar a produção do conhecimento em uma das atividades que mais movimenta o mundo contemporâneo. Tendo em vista que a demanda desencadeada pelo Turismo Religioso acontece sempre a partir de múltiplos focos, o cultural, o econômico e o da religiosidade, o que o Curso busca é incorporar a estas amplas perspectivas o aspecto Pastoral que é parte essencial da Igreja no Brasil.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

Ao final do curso, o aluno será capaz de elaborar e gerenciar roteiros, administrar agências e transportadoras e planejar ações turísticas, sempre no que diz respeito a práticas religiosas. Compreender e planejar peregrinações e romarias a locais sagrados, festas e espetáculos religiosos, congressos e encontros ligados à evangelização. Perceber o Patrimônio Religioso como atrativo para o desenvolvimento local e sustentável do Turismo.

Formação gerencial e tecnológica para a área do Turismo, buscando a atuação profissional em agências de viagem, operadoras, transportadoras, agências de ecoturismo, empresas de recreação, lazer e eventos, sempre a partir de especificidades características da religiosidade. Neste sentido, o curso desenvolverá no egresso competências gerenciais próprias do Turismo, aqui repensadas a partir de uma abordagem pastoral que coloca o aluno em contato com práticas de gestão e planejamento do turismo religioso em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Turismo, turismólogos, agentes e guias de Turismo, administradores, jornalistas, comunidades e grupos ligados a instituições religiosas e demais profissionais das diversas áreas do conhecimento que desejam conhecer e atuar na produção de projetos que relacionem fé, cultura, patrimônio, desenvolvimento econômico e Turismo Religioso.

CONTEÚDO DO CURSO

1 - Turismo Religioso: Ecologia, Legislação e Sustentabilidade

2 - Patrimônio Religioso Nacional e Turismo

3 - Introdução a História da Arquitetura Religiosa e Artes Sacras

4 - Santuários e Romarias: Geografia do Turismo Religioso

5 - Políticas Públicas Voltadas para a Prática do Turismo Religioso

6 - Organizações Religiosas: Peregrinos, Devotos e Andarilhos

7 - Gestão de Eventos Religiosos

8 - Tecnologias de Informação e Turismo Religioso

9 - Gastronomia e Hospitalidade aplicadas ao Turismo Religioso

10 - Gestão de Marketing e Comunicação Aplicada ao Turismo Religioso

11 - Projetos Turísticos Religiosos

12 - Plano de Negócios Aplicado ao Turismo Religioso

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Oferta  do curso suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30 dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Bernadete Bittencourt Rodrigues (Mestre)

- Dener Antônio Chaves (Mestre)

- Padre Nivaldo Magela de Almeida Rodrigues (Mestre)

- Aurino José Góis (Doutor)

- Lúcia Helena Ciccarini Nunes (Mestre)

- Camilo de Lélis Oliveira Santos Ribeiro (Mestre)

- Edmundo de Novaes Gomes (Doutor)

- Josimar da Silva Azevedo (Doutor)

- Rosilene Conceição Rocha Martins (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):