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PUC Minas Virtual

Governança de Tecnologia da Informação

Governança de Tecnologia da Informação

Área de conhecimento:

Descrição




 


O poder crescente e os custos decrescentes da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios têm trazido muitos desafios e oportunidades às organizações, que atualmente são totalmente dependentes da TI. Essa dependência cria exigências como disponibilidade, garantia de continuidade, segurança da informação, eficiência, qualidade na entrega e no suporte de seus produtos e serviços, controles e conformidade com leis e regulamentações. Assim, a TI tem um papel relevante na implementação das estratégias empresariais e a Governança de TI apoia estas estratégias criando valor e otimizando custos e riscos.

O curso foi concebido com o objetivo de capacitar profissionais da área de Tecnologia da Informação em práticas, métodos e técnicas de Governança de Tecnologia da Informação. É justificado pela necessidade crescente de alinhamento entre a TI e a estratégia da organização e pela utilização de mecanismos que permitam melhor dirigir, governar e monitorar a Tecnologia da Informação.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

- Desenvolver visão holística e estratégica sobre o negócio de forma a entregar uma área de TI que agrega valor a organização;

- Explorar cenários organizacionais identificando possibilidades e gaps, a fim de atingir os objetivos do negócio, empregando as modernas tecnologias da informação;

- Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e a integração das soluções propostas;

- Gerenciar equipes de trabalho na área de TI; 

- Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;

- Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;

- Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;

- Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de TI; 

- Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade da TI; 

- Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação;

- Promover a adesão a normas e legislações visando garantir conformidade através das soluções de TI.

Áreas de atuação do egresso 

O especialista em Governança de TI poderá atuar nas diversas posições de gestão na área de TI desde o planejamento até o monitoramento de estratégias e processos de TI. Este profissional desenvolverá a competência em alinhar adequadamente as camadas de negócio e TI, planejando a evolução do ambiente tecnológico para garantir desempenho, capacidade, conformidade e maior eficiência das organizações. Sendo assim, poderá atuar em carreiras que vão de supervisores de TI a CIOs, passando pelos mais diversos cargos da área, como coordenadores, gerentes e diretores de TI e gerentes de serviços, projetos ou aquisições de TI.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com diploma de nível superior em cursos de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Redes de Computadores, entre outros), Engenharias, Administração ou áreas afins.

NÚCLEO GESTÃO E INFRAESTRUTURA DE TI

A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas de mercado. O curso de Governança em TI faz parte do Núcleo de Gestão e infraestrutura de TI, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender múltiplas demandas de interesse. Esta convergência também propicia o aluno a alcançar uma segunda formação com menor carga horária.

Conheça os outros cursos do Núcleo Gestão e Infraestrutura de TI: 



CONTEÚDO DO CURSO

1)    Planejamento Estratégico e Portfolios de TI

2)    Governança de TI

3)    Arquitetura Corporativa

4)    Gestão de Desempenho em TI

5)    Gestão de Sistemas Empresariais

6)    Gestão de Processos de Negócios

7)    Gerenciamento Ágil de Projetos

8)    Gestão Financeira e Contratos

9)    Governança de Dados

10) Gestão de Infraestrutura de TI

11) Gestão de Pessoas e Equipes

12) Gestão de Serviços de TI

13) Gestão da Segurança da Informação

14) Transformação Digital e Gestão da Inovação 

15) Compliance e Auditoria em TI

Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

PROJETO INTEGRADO  

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, no desenvolvimento de um Projeto Integrado na área do curso.              

O Projeto Integrado é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o participante:

- Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;

- Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;

- Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;

- Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área. 

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido seguindo o planejamento definido pelo professor responsável.

Para a realização do projeto, o professor apresentará aos alunos um plano de trabalho com definições sobre como o trabalho será conduzido, produtos a serem entregues, composição de grupos de alunos e as formas e critérios de avaliação. 

O professor responsável pelo projeto acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito ao planejamento e execução do projeto, bem como as formas e critérios de avaliação serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e/ou vídeos.  

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

Ana Catarina Lima Silva - Mestre

Carlos Barreto Ribas - Mestre

Cássio Alexandre Pereira de Castro - Mestre

Fernando Hadad Zaidan – Doutor

Isabella de Araujo Fonseca - Especialista

Ivre Marjorie Ribeiro Machado - Mestre

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira - Doutor

Rafael Kelles Vieria Lage - Mestre

Rodrigo Baroni de Carvalho - Doutor

Rommel Vieira Carneiro – Mestre

Sandra Maria Silveira – Mestre

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):