Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde

Área de conhecimento:

Descrição

Este curso está centrado na compreensão das exigências de conhecimento em gestão, demandados pela sociedade contemporânea, assim como dos novos formatos de disseminação e apreensão deste conhecimento. Tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuação multiprofissional na área da saúde, observando as diretrizes do Sistema Único de Saúde, visando a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Outro foco importante da atuação do profissional que se pretende formar é o do setor privado. Em um país com as dimensões continentais do Brasil é comum o investimento em projetos para o desenvolvimento de melhores condições de vida da população com a participação da iniciativa privada. Assim, pretende atender a necessidade das entidades privadas ligadas a prestação de serviços em saúde, de terem em seu quadro funcional, gestores capazes de entender e lidar com as exigências e demandas do setor público para com essas instituições, assim como, de seu papel na manutenção de políticas públicas de saúde.

O curso de Especialização de Gestão da Saúde orbita na compreensão crítica das situações do mundo contemporâneo e na habilidade de elaborar estratégias e propor soluções na saúde pública, entendendo os desafios sociais, econômicos, ambientais e de outras naturezas.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

Este profissional estará capacitado para ser um gestor de saúde pública, apresentando uma visão interdisciplinar e global das diversas situações com que se depara e nas quais se requererá a tomada de decisão. Estará apto para:

- O gerenciamento de serviços e exercer funções de administração, elaboração e acompanhamento de projetos ligados a saúde pública.

- Atender a necessidade nos órgãos públicos, de ter em seus quadros funcionais, gestores de unidade ou setores, que além de profissionais de administração entendam o processo saúde/doença, para que possam escolher e implementar as melhores alternativas para a tomada de decisão e gerenciamento de suas respectivas operações.

- Atender a necessidade das entidades privadas ligadas a prestação de serviços em saúde de terem em seu quadro funcional, gestores capazes de entender e lidar com as exigências e demandas do setor público para com essas instituições, assim como, de seu papel na manutenção de políticas públicas de saúde.

- Atuar como analistas encarregados do planejamento e desenvolvimento de instituições e estruturas de gerenciamento e pesquisa ligados a saúde pública;

- Atuar como analistas encarregados do planejamento e desenvolvimento de projetos ligados a saúde pública;

- Atuar na coordenação e acompanhamento de projetos ligados a saúde pública. 


Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização de Gestão em Saúde Pública, o foco está no desenvolvimento de competências relacionadas ao diagnóstico, planejamento, execução e análise de atividades administrativas em organizações de saúde pública, privada e do terceiro setor. Destacam-se:

- Habilitar-se a gestão de institutos, departamentos, secretarias que tenham como foco de atuação nas questões ligadas a saúde pública;

- Desenvolver uma visão global e abrangente das organizações, públicas e privadas, com consciência das implicações sociais e ambientais das decisões econômicas, políticas e culturais dos profissionais do mundo contemporâneo;

- Saber elaborar propostas e soluções inovadoras para tomada de decisões estratégicas em organizações diversas, na própria sociedade e no meio ambiente.

- Empregar métodos variados de análise quantitativa e qualitativa aplicados aos problemas da gestão, atuando com responsabilidade como agente de mudança nas organizações e na sociedade em geral;

- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender as questões políticas e administrativas, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

 

Áreas de atuação do egresso:

Órgãos públicos vinculados com a saúde, nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), organizações não governamentais, empresas que desenvolvem ações no contexto da saúde pública, empresas e instituições privadas.

A QUEM SE DESTINA

O público-alvo do curso é composto por pessoas com qualquer formação superior, que se interesse pelo aprimoramento na carreira de Especialista de Gestão em Saúde Pública.

CONTEÚDO DO CURSO

1)     Políticas e programas em saúde

2)     Planejamento e gestão estratégica em saúde

3)     Gestão de pessoas

4)     Bioestatística – Métodos de análise

5)     Vigilância sanitária e gestão epidemiológica

6)     Contabilidade básica para negócios em saúde

7)     Gestão de custos

8)     Administração Financeira

9)     Gestão de projetos em saúde

10)   Análise de investimentos e riscos

11)   Gestão da qualidade em saúde

12)   Marketing em organizações de saúde

13)   Sistema de informação e gestão tecnológica em saúde

14)   Princípios de gestão de materiais e logística aplicados

15)   Tópicos jurídicos em saúde

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Confirmação dos cursos: Até 01/03/2021

5. Envio de login e senha: 10/03/2021

6. Início das aulas dos cursos que forem confirmados: 15/03/2021

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

  • Alex Moreira (Doutor)

  • Eduardo Gazola (Doutor)

  • Eliara Thomaz Froes (Doutora)

  • Juliene Borges Fujii (Mestre)

  • Leonardo Ayres Cordeiro (Mestre)

  • Leandro Moreira Garcia (Especialista)

  • Leonardo Rischele Felisbino (Especialista)

  • Marcília Metzker (Doutora)

  • Maria da Consolação Magalhães Cunha (Doutora)

  • Natália de Cássia Horta (Doutora)

  • Paula Salume (Doutora)

  • Sandro Marcio da Silva (Doutor)


Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):

Coordenador(es):