Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Geoprocessamento

Geoprocessamento

Área de conhecimento:

Descrição

Abertura de novas vagas para as turmas em andamento

 

Trata-se de um curso inovador em uma área com muita demanda no mercado de trabalho. Apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas, abordando técnicas de coleta de dados, mapeamento por computador, processamento digital de imagens e georeferenciamento de imóveis rurais. O uso da tecnologia de Geoprocessamento - sistemas e técnicas de entrada, arquivamento e saída de dados georeferenciados (mapas, fotos, imagens digitais) ficou cada vez mais comum nas diversas áreas do conhecimento e para diferentes aplicações. Ao introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas - SIG, o curso apresenta embasamento teórico para utilizar metodologias e aplicações de Geoprocessamento.Além de ser agradável e interessante trabalhar com mapas digitais e bancos de dados geográficos, esse curso trará bons frutos para aqueles que se empenharem e souberem extrair dos professores todo o conhecimento necessário.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

·      Introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Internet e tratamento da informação espacial;

·      Possibilitar o embasamento teórico em modelos de localização geográfica e análise espacial; possibilitar ao aluno todo conhecimento necessário para a realização do georreferenciamento de imóveis rurais, conforme a PL 2087/2004 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia);

·      Desenvolver aplicações práticas a partir de exemplos e estudos de caso disponibilizados.

A QUEM SE DESTINA

Graduados em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Geografia, Turismo, Economia, Engenharia, Arquitetura e Administração, além de profissionais que desenvolvam ou se utilizem de aplicações de geoprocessamento. Principalmente funcionários de órgãos públicos, fundações e autarquias das esferas municipal, estadual e federal são potenciais clientes do curso de Geoprocessamento, com aplicabilidade em diversas áreas, como por exemplo:

o   Gestão ambiental;

o   Planejamento urbano;

o   Transporte urbano e rodoviário;

o   Turismo;

o   Logística / Rastreamento de veículos;

o   Geomarketing;

o   Saúde Pública / Epidemiologia;

o   Georeferenciamento de imóveis rurais;

o   Agricultura e pecuária / Análise de solo;

o   Saneamento e empresas de geração e distribuição de energia.

PERFIL DO EGRESSO

O especialista em Geoprocessamento utiliza sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações espaciais, dominando fundamentos de informática, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, este profissional levanta informações cartográficas de pontos específicos de determinado território, imprescindíveis às atividades de georeferenciamento de imóveis rurais, planejamento urbano e ordenação do uso do solo, levantamento de informações socioeconômicas, gerenciamento ambiental, entre outras.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Introdução ao Geoprocessamento

2) Cartografia Digital

3) Processamento Digital de Imagens

4) Sensoriamento Remoto

5) Métodos e Medidas para Georeferenciamento 

6) Modelagem de Dados Geográficos

7) Bancos de Dados Geográficos 

8) Métodos de Análise Espacial

9) Interfaces e Interação em Geovisualização

10) WEBGIS

11) Geoprocessamento Aplicado à Gestão Ambiental

12) Georeferenciamento de Imóveis Rurais

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de login e senha / Início das aulas: em até 72 horas após a confirmação bancária do pagamento da primeira parcela do curso (matrícula).

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Sandro Laudares (Doutor)

- Jorge Batista de Souza (Mestre)

- Bruno Durão Rodrigues (Doutor)

- Bernardo Jeunon de Alencar (Doutor)

- José Irley Ferreira Júnior (Mestre)

- Guilherme Morávia Soares de Matos (Doutor)

- Fabiano Alcísio e Silva (Doutor)

- Jairo Ferreira Fraga Barrione (Mestre)

- Marcone da Silva Ferreira (Mestre) 

- Paulo Fernando Braga Carvalho - (Doutor)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.​

Coordenador(es):

Sandro Laudares -

Coordenador(es):