Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Engenharia de Manutenção Aeronáutica

Engenharia de Manutenção Aeronáutica

Área de conhecimento:

Descrição




 


Atualmente, a manutenção é considerada uma área estratégica em diversos segmentos da indústria, e não poderia ser diferente no campo da aviação. As empresas aéreas descobriram que é possível reduzir custos operacionais aprimorando os processos de manutenção. Gastar com qualidade dentro deste mercado competitivo é um fator importante diante do cenário macroeconômico que vivemos.

Importante: Desejável nível intermediário de escuta e leitura em inglês.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

- Formar especialistas em Engenharia Aeronáutica que possuam conhecimento em projetos de sistemas de aeronaves e também em gestão de centros de manutenção e fabricação de aviões e helicópteros.

- Ofertar um currículo atualizado em sintonia com as necessidades do mercado da aviação.

- Permitir a interação entre profissionais de destaque no meio aeronáutico de forma a enriquecer o relacionamento cultural e interpessoal.

A QUEM SE DESTINA

Engenheiros mecânicos, mecatrônicos, de produção, de automação e aeronáuticos que trabalham ou desejem trabalhar no campo da gestão de manutenção de máquinas e equipamentos aeronáuticos. Vale ressaltar que os conceitos apresentados nas disciplinas técnica e de gestão podem ser aplicados na manutenção de outras áreas da indústria.

Administradores e gestores que desejem aprimorar seu conhecimento no campo da manutenção aeronáutica.

Pessoa técnico da indústria da aviação como: técnicos, inspetores, tecnólogos, planejadores e pilotos que busquem um melhor entendimento sobre a gestão da manutenção em suas áreas.

CONTEÚDO DO CURSO

O curso apresenta três eixos principais: disciplinas básicas, disciplinas técnicas, disciplinas de gestão. 

Disciplinas básicas: têm como objetivo apresentar informações e conceitos de aplicação geral. Dentre elas estão:

- Introdução à Engenharia Aeronáutica

- Legislação Aeronáutica

- Fatores Humanos na Aviação 

Disciplinas técnicas:  apresentam conceitos sobre projeto, construção e operação das principais partes que compõem a aeronave. 

É importante ressaltar que as ementas destas disciplinas não abordam técnicas complexas de reparos aplicados pelo corpo técnico das empresas de manutenção. Este conteúdo será encontrado em cursos técnicos de manutenção de aeronaves ou em cursos de pós-graduação específicos de cada especialidade. As ementas foram concebidas de forma a fornecer o conteúdo necessário para uma gestão de manutenção eficiente. São elas:

- Estrutura de Aeronaves

- Hidráulica e Pneumática Aplicada

- Sistema Elétrico e Comandos de Voo

- Sistemas de Comunicação e Navegação

- Propulsão

- Projetos de Aeronaves 

Disciplinas aplicadas à gestão de manutenção: apresentam conceitos sobre a operação no dia a dia da manutenção de hangares, centros de manutenção e MROs. 

Planejamento, gestão das equipes de execução (equipes de técnicos de manutenção), métricas, aeronavegabilidade continuada, padrões de qualidade e problemas enfrentados por gestores de manutenção são abordados neste eixo.  Dentre as disciplinas estão:

- Planejamento e Controle Operacional

- Logística de Manutenção Aplicada

- Gestão de Negócios

- Nota: A manutenção como uma atividade rentável é apresentada em Gestão de Negócios.

DISCIPLINAS

1) Introdução à Engenharia Aeronáutica

2) Legislação Aeronáutica

3) Estrutura de Aeronaves

4) Hidráulica e Pneumática Aplicada

5) Propulsão

6) Sistema Elétrico e Comandos de Voo

7) Planejamento e Controle Operacional

8) Logística de Manutenção Aplicada

9) Projeto de Aeronaves

10) Sistema de Comunicação e Navegação

11) Fatores Humanos na Aviação

12) Gestão de Negócios

Confira as ementas aqui.

METODOLOGIA DE ENSINO

Cada disciplina possui a orientação de estudos que indica como utilizar o material didático. Dentre as ferramentas didáticas estão: o conteúdo escrito (apostila digital), as notas de aula (slides com as principais informações da apostila), vídeo aulas (que reproduz visualmente o conteúdo apresentado) e o fórum de discussão (onde são colocadas e discutidas as dúvidas sobre o conteúdo de cada disciplina). Os professores também fazem uso de vídeos disponíveis na rede para complementar o material.

INTERAÇÃO

A interatividade do curso se dá principalmente pelo Fórum onde as perguntas são colocadas pelos alunos sendo respondidas pelos professores. Discussões técnicas são produzidas a partir desta ferramenta.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020.

5. Início das aulas: 16/03/2020.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Arthur Henrique Izumi de Abreu (Especialista)

- José Cândido Almeida Junior (Mestre)

- Kerley Alberto Pereira de Oliveira (Doutor)

- Lívia Maria Almeida Duarte (Especialista)

- Luis Henrique Santos (Mestre)

- Matheus Eduardo Titarelli (Mestre)

- Adriano Henrique Oliveira de Carvalho

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):