Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Engenharia automotiva

Engenharia Automotiva

Área de conhecimento:

Descrição

 

Os procedimentos e normas próprios do setor automotivo tornam necessário estabelecer um elo entre o conhecimento científico e tecnológico adquirido pelo engenheiro durante a sua formação e os processos e procedimentos internos da Engenharia Automotiva. Este cenário exige que os profissionais de engenharia que atuam na área tenham formação científica e tecnológica adequada, conheçam os fundamentos, evoluções e tendências de sistemas automotivos e sejam treinados para executar os procedimentos e processos específicos da engenharia automotiva para que possam apresentar as soluções esperadas.

O curso visa dotar os alunos de conhecimento das tecnologias e ciências necessárias para projetar sistemas e conjuntos de componentes automotivos; definir limites de referência para cálculo; testar, controlar e aprovar amostras e protótipos; garantir o cumprimento das normas, legislação e prazos estabelecidos no planejamento de atividades.


INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

Ao final do curso, o aluno será capaz de: projetar sistemas e conjuntos de componentes automotivos; definir limites de referência e analisar amostras e protótipos; garantir o cumprimento de normas, legislação e prazos estabelecidos no planejamento de atividades ligadas à Engenharia Automotiva.

A QUEM SE DESTINA

Engenheiros e profissionais das áreas afins.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Eficiência Energética Veicular

2) Transmissões Automotivas

3) Dinâmica Veicular

4) Tribologia

5) Vibroacústica

6) Aerodinâmica: Avaliação de Desempenho e Consumo

7) Motores de Combustão Interna

8) Dinâmica dos Gases

9) Materiais e Processos de Fabricação para Automóveis

10) Geração, Armazenamento e Distribuição de Energia

11) Gerenciamento Eletrônico de Sistemas

12) Integração de Sistemas Automotivos Eletrônicos

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC poderá ser apresentado por videoconferência no polo ao qual o aluno estiver vinculado ou no espaço físico que melhor lhe atender. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual. 

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade (depois da confirmação do curso). 

5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).


Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Edilson Pereira Pacheco (Especialista)

- Toshizaemon Noce (Doutor)

- Athos Obvioslo Carvalho (Mestre)

- André Marcelino de Morais (Doutor)

- Alex de Oliveira (Doutor)

- Sérgio de Morais Hanriot (Doutor)

- Luis Carlos Monteiro Sales (Doutor)

- Osmano Souza Valente (Mestre)

- Marco Aurélio Mendes Justino (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):