As organizações de economia social, solidária, do terceiro setor e da sociedade civil vem crescendo e desempenham papel fundamental no contexto da sociedade atual como ator econômico e social de suma importância na malha social e na geração de receitas, postos de trabalho, na prestação de bens e serviços de interesse público.
A complexidade de fatores e das variáveis demandam uma gestão criativa e estratégica das organizações, alinhada e sensível às suas demandas de sua natureza e atividade econômica sob o foco de inovação, criatividade, empreendedorismo social e práticas econômicas que associam valores éticos, sustentáveis, democráticos e que reconheçam as especificidades deste tipo de setor. Neste contexto propomos o curso de Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
- Capacitar, em nível de Pós-Graduação, profissionais de nível superior para atuarem com competências específicas nas Organizações do Terceiro Setor (associações, instituições religiosas, Fundações e outras OSCs), da sociedade civil e da Economia Social e Solidária, para que adquiram conhecimentos e habilidades, com a flexibilidade, criatividade e inovação associadas natureza e a gestão dessas organizações e sua inserção no contexto de uma economia sustentável e num universo competitivo;
- Desenvolver uma visão global e integrada das atividades destas Organizações sustentadas em valores sociais, sustentáveis e mais profissionais;
- Desenvolver o raciocínio criativo e estratégico para identificação das oportunidades de negócios e projetos;
- Definir, implementar e controlar estratégias, objetivos e táticas que proporcionem resultados significativos e aumentem o valor das organizações;
- Alavancar a força competitiva das empresas através da liderança e do trabalho em equipe.
A QUEM SE DESTINA
- Empreendedores, gestores, líderes, profissionais relacionados ou das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor e da sociedade civil;
- Profissionais liberais das diversas áreas de formação e atuação;
- Agentes e servidores públicos que mantenham parcerias das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor, das organizações da sociedade civil.
CONTEÚDO DO CURSO
1) Papéis e relações das organizações sociais: estado, democracia e sociedade
2) Empreendedorismo, novas economias e impacto social
3) Direito e sua aplicação nas diversas relações das organizações sociais
4) Governança corporativa e compliance
5) Especificidades contábeis e financeiras
6) Captação de recursos
7) Inovação social e sustentável
8) Planejamento, gestão estratégica e social
9) Modelagem de negócios: processos e ferramentas
10) Gestão criativa: processos de cocriação e colabração
11) Projetos: aplicação aos empreendimentos e projetos sociais
12) Marketing e comunicação social
Confira as ementas aqui.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Caso o curso não obtenha o número mínimo de matriculados, sua oferta estará suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30 dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.
5. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade (depois da confirmação do curso).
6. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
- Oscar Moreira (Especialista)
- Ronise de Magalhães Figueiredo (Mestre)
- Adriana Giroletti (Especialista)
- Daniela Bambina Marra (Mestre)
- Viviane Mayrink (Doutor)
- Leonardo Barros (Mestre)
- Marisa Figueiredo Drummond (Especialista)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.