Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Economia Empresarial: Estratégia De Negócios

Economia Empresarial: Estratégia de Negócios

Área de conhecimento:

Descrição

Oferta do curso suspensa.

 

 


Conhecer e entender o ambiente em que se está inserido é uma condição fundamental para a sobrevivência nos negócios, especialmente, considerando-se as mudanças trazidas pela transformação digital e pelo cenário cada dia mais competitivo, em uma economia globalizada. Nesse sentido, os profissionais da área de Gestão Econômica das empresas têm se mostrado cada vez mais importantes dentro das organizações.

Diante disso, foi criado o curso lato sensu de Especialização em Economia Empresarial: Estratégia de Negócios, que visa fornecer uma visão abrangente e aplicada das principais questões enfrentadas pelos gestores dessa área. Além disso, o curso tem, em sua proposta, a análise empírica das diversas decisões de investimento tomadas no mercado financeiro.

O curso é voltado para gestores corporativos e profissionais, em particular os da área gerencial (Administração de empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias, Relações Internacionais, e áreas afins.), que desejam ampliar seu conhecimento e suas habilidades práticas na gestão econômica das empresas, a partir do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de tomada de decisões, permitindo a atuação tanto na área econômico-financeira das empresas quanto também como empreendedores.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

O curso lato sensu de Especialização em “Economia Empresarial: Estratégia de Negócios” tem como principal objetivo formar gestores que fomentem a perenidade da organização, por meio de práticas empresariais sustentáveis, amparadas por um criterioso olhar das variáveis econômicas, contábeis e financeiras e alinhadas às expectativas dos stakeholders.
 
Visa, portanto, desenvolver, no aluno, capacidade para:

- Compreender os fatores determinantes da competitividade setorial e internacional das empresas, bem como inferir sua tendência, considerando as especificidades da conjuntura econômica brasileira;

- Promover uma melhoria no desempenho da organização e de seu entorno, a partir da compreensão do cenário econômico do País e do mundo;

- Auxiliar na elaboração de análises prospectivas e na aplicação de estratégias corporativas, ao pensar estrategicamente os efeitos das políticas econômicas e das mudanças conjunturais sobre o mercado e sobre as empresas;

- Articular conceitos econômicos com a prática contábil-financeira nas organizações, para a definição de estratégias corporativas, que favoreçam a geração de valor;

- Mensurar a matriz de risco, a partir da leitura de aspectos econômico, contábil e financeiro, do planejamento tributário, da governança corporativa e de compliance;

- Desenvolver estudos de viabilidade econômica e financeira, para a gestão do capital de giro, que gerem resultados favoráveis e propiciem a captação de recursos de diversas fontes de financiamento, de curto e longo prazos, de forma a garantir a sustentação do negócio e proporcionar ações de investimento.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com nível superior, formados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharias, Relações Internacionais e áreas afins, que atuem, ou desejem atuar, na gestão de negócios e/ou tenham interesse em aprofundar conhecimentos em economia de empresas, para alavancar sua carreira na área econômico-financeira, tornando-se competitivos para novos desafios no mercado de trabalho.

Profissionais envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas à gestão econômica e financeira de empresas, que podem ser: diretores, gerentes, coordenadores e analistas de: planejamento financeiro/controladoria; finanças corporativas; crédito e risco; compliance; fusões, aquisições e reestruturação de empresas; operações e serviços; investimentos; bem como profissionais interessados em quaisquer dessas áreas.

CONTEÚDO DO CURSO

1) Análise de indicadores econômicos

2) Métodos quantitativos aplicados à economia

3) Fundamentos contábeis e ciclos operacionais

4) Economia da estratégia

5) Estudos setoriais

6) Gestão contábil em cenários globalizados

7) Gerenciamento e planejamento tributário

8) Estratégia para combinação de negócios

9) Alocação de ativos e captação de recursos

10) Análise de risco empresarial

11) Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico

12) Governança corporativa e compliance

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Oferta  do curso suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30 dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

- Ana Tereza Lanna Figueiredo (Doutor)

- Luís Renato Junqueira (Doutor)

- Josmária Lima Ribeiro de Oliveira (Doutor)

- Soraya Cardoso Pongelupe Lopes (Mestre)

- Frederico Sande Viana (Mestre)

- Paulo Gaetani (Mestre)

- Silvana Santos (Mestre)

- Hildegardo Martins Lima (Mestre)

- Humberto Elias Garcia Lopes (Doutor)

- Amilson Carlos Zanetti (Mestre)

- Marcelo Mendonça (Mestre)

- João Carlos Oliveira Caetano (Mestre)

- Maria de Lourdes Albertini Quaglia (Doutor)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):