Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) – Projetos de Infraestrutura

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) – Projetos de Infraestrutura

Área de conhecimento:

Descrição


O BIM (Building Information Modeling) está causando uma verdadeira revolução na indústria da construção civil no mundo. O Brasil entrou nesta nova era através da denominada “Estratégia BIM Br”, regulamentada pelo governo federal, que objetiva a promoção de um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país. As regulamentações estão sendo definidas de forma que nos estados da federação só poderão participar de licitações de obras públicas projetos desenvolvidos em BIM seguindo diretrizes e normas previamente definidas. 

Aplicar BIM para desenvolvimento, operação, execução de obras públicas e/ou privadas significa redução de custo, sustentabilidade, agilidade, interoperabilidade e colaboração em projetos e operações na construção. De modo a preparar os profissionais do futuro, a PUC Minas oferta seu curso de Especialização à Distância em “Building Information Modeling (BIM) - Projetos de Infraestrutura” para capacitação de profissionais do setor de AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) na modelagem da informação da construção. 

O curso visa formar o profissional projetista BIM de Infraestrutura. O curso inicia com as disciplinas de introdução ao BIM e os fundamentos conceituais de coleta, tratamento e recuperação da informação. Em seguida as disciplinas abordam topografia e geoprocessamento aplicados e a captura da realidade com Laser 3D, imageamento térmico e modelagem paramétrica. O aluno estudará disciplinas de gestão de projetos BIM e planejamento de obras. A capacitação tecnológica para o BIM é desenvolvida nas disciplinas de modelagens de infraestruturas que abordam modelos de fundações, contenções e obras geotécnicas; projetos de infraestruturas: viária, ferroviária, aeroportuária, aquaviária e projetos de obras de artes especiais.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento à vista. Na parte relacionada ao pagamento, será necessário inserir o cupom de desconto pagamentoavista e logo em seguida escolher a forma de pagamento. O uso do cupom já concederá automaticamente o desconto previsto. Para maiores esclarecimentos entre em contato com a Secretaria através do e-mail ead.academica@pucminas.br


PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS​

Competências a serem desenvolvidas:

- Aplicar seus conhecimentos de Building Information Modeling ao setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) de acordo com as Estratégias BIM Br;

- Aplicar técnicas de aquisição de dados espaciais do ambiente construído para desenvolvimento de modelos digitais BIM;

- Construir modelos paramétricos em projetos BIM: modelos de estruturas de concreto armado, modelos de estruturas de aço, modelos de estruturas de fundações, contenções e obras geotécnicas;

- Desenvolver o Plano de Execução de Projetos BIM;

- Utilizar ferramentas BIM para planejamento de obras;

- Desenvolver projetos BIM de infraestrutura viária;

-Desenvolver projetos BIM de infraestrutura ferroviária;

- Desenvolver projetos BIM de infraestrutura aeroportuária;

- Desenvolver projetos BIM de infraestrutura aquaviária;

- Desenvolver projetos BIM de obras de artes especiais.


Áreas de atuação do egresso:

O egresso poderá atuar como Projetista BIM de Infraestrutura em escritórios de projetos, construtoras, indústria da construção civil, consultorias, educação, órgãos públicos e privados, treinamento e demais setores da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).

A QUEM SE DESTINA

Engenheiros Civis, Engenheiros Geotécnicos, Tecnólogos em Edificações e demais áreas correlatas do setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).


NÚCLEO BIM


O BIM (Building Information Modeling) possui diversas dimensões e aplicações de interesse no setor da AECO.   A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado.  O curso de BIM : Projetos de Infraestrutura faz parte do Núcleo do BIM, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.
 
Conheça os outros cursos do Núcleo de BIM:  

BIM Manager

- BIM: Projetos Paramétricos e Design Digital aplicados à Construção Civil 


CONTEÚDO DO CURSO

1)   INTRODUÇÃO À BUILDING INFORMATION MODELING

2)   FUNDAMENTOS DE SISTEMAS, MODELAGEM E ANÁLISE DA INFORMAÇÃO BIM

3)   TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS

4)   AMBIENTE CONSTRUÍDO: LASER 3D E TERMOGRAFIA

5)   BIM 3D I - MODELAGEM PARAMÉTRICA

6)   BIM 3D VII - MODELOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

7)   BIM 3D VIII - MODELOS DE ESTRUTURAS DE AÇO

8)   BIM 3D IX - MODELOS DE ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES, CONTENÇÕES E OBRAS GEOTÉCNICAS

9)   GESTÃO DE PROJETOS BIM

10) BIM 4D - PLANEJAMENTO DE OBRAS

11) PROJETOS DE INFRAESTRUTURA VIÁRIA

12) PROJETOS DE INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA

13) PROJETOS DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA

14) PROJETOS DE INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA

15) PROJETOS DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÂO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Recebimento de login e senha e início das aulas:

Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

  • MARIA LUISA RIBEIRO ANTUNES – (Mestre)

  • MARIA APARECIDA FERNANDES ALMEIDA – (Doutor)

  • JOSÉ NONATO SARAIVA FILHO – (Mestre)

  • MANFREDO FREDERICO FELIPE HOPPE – (Mestre)

  • RAFAEL AREDES COUTO – (Mestre)

  • LUCAS FIGUEIREDO GRILO – (Doutor)

  • THIAGO CRUZ BRETAS – (Mestre)

  • DENISE AURORA NEVES FLORES – (Mestre)

  • FELIPE DE SOUZA ABREU – (Mestre)

  • IVANA ARRUDA SILVEIRA SARAIVA – (Mestre)

  • Professores convidados  do setor da AECO 


Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):