Encontre seu curso pós-graduação

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Arquitetura de Software Distribuído

Arquitetura de Software Distribuído

Área de conhecimento:

Descrição


 



Este curso tem um papel estratégico na formação profissional de quem almeja uma carreira como arquiteto de software. Ele foi idealizado de modo a prover habilidades e competências para formação avançada dos profissionais que atuam na concepção, construção e implantação de softwares que usam aspectos de arquitetura de software em ambientes distribuídos. Ele justifica-se pela crescente adoção de tecnologias e padrões baseados na Internet, pela demanda por aplicações em dispositivos móveis, bem como pela necessidade de armazenamento, processamento e integração de grandes volumes de informação que têm incentivado a proliferação de aplicações desenvolvidas em arquiteturas distribuídas. 

Destacam-se nesse contexto a cultura DevOps e ampliação de serviços em cloud computing. Este curso vai ajudar você a entender a necessidade de soluções inovadoras de software com arquiteturas consistentes e a desenvolver soluções arquiteturais observando os requisitos e padrões arquiteturais necessários à construção de software nas diversas perspectivas tecnológicas.

 INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento à vista. Na parte relacionada ao pagamento, será necessário inserir o cupom de desconto pagamentoavista e logo em seguida escolher a forma de pagamento. O uso do cupom já concederá automaticamente o desconto previsto. Para maiores esclarecimentos entre em contato com a Secretaria através do e-mail ead.academica@pucminas.br


PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

- Capacitar o participante para propor soluções em arquitetura de software distribuído aptas a maximizar o valor do software fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente.

- Mostrar a importância da arquitetura de software distribuído no contexto corporativo bem como no contexto do processo de desenvolvimento de software;

- Fornecer uma ampla visão sobre os conceitos relacionados à arquitetura de software e dos processos de engenharia de software que orientam a definição da arquitetura;

- Proporcionar conhecimentos e competências aos participantes em técnicas, ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento de requisitos arquiteturais necessários à construção de software e para modelar e documentar arquiteturas de software;

- Capacitar o participante para propor soluções para integrar softwares distribuídos do ponto de vista de banco de dados, gerenciamento de processos de negócio (BPM), EAI e SOA;

- Fornecer elementos básicos sobre tecnologias para computação móvel, computação em nuvem, banco de dados na web, NET, NODE.js e JEE e explicitar componentes básicos para uma arquitetura de software distribuído que usa tais tecnologias;

- Capacitar o participante para redefinir arquiteturas de softwares legados ou integrá-los à aplicativos modernos considerando novas tecnologias;

- Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados à arquitetura de software distribuído e verificar seus impactos em novos projetos.

A QUEM SE DESTINA

- Profissionais com formação superior em cursos da área de tecnologia da Informação, como: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software;

- Que atuam no mercado como gerentes, coordenadores ou consultores na área de tecnologia da informação, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e desenvolvedores web.

- Arquitetos de software que já atuam em projetos de TI e queiram ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em arquitetura de software.

NÚCLEO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES

A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos. 

O quadro a seguir apresenta a estrutura dos cursos e suas disciplinas dentro do  Núcleo de Desenvolvimento de Soluções.

Conheça os outros cursos do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções: 


CONTEÚDO DO CURSO

1)   Gerenciamento Ágil de Projetos

2)   Análise, Projeto e Avaliação de Arquitetura de Software

3)   Arquitetura de Front end

4)   Arquitetura de Back end 

5)   APIs e Web Services

6)   Plataforma Node.js

7)   Arquitetura de Software na Plataforma. NET

8)   Arquitetura de Software na Plataforma Java EE

9)   Arquitetura para Aplicações Móveis

10) Internet das Coisas: arquitetura, tecnologias e aplicações

11) Arquitetura para Gerenciamento de Dados

12) Arquitetura de Software e de Dados Seguro

13) Computação em Nuvem

14) Cultura e Práticas DevOps

15) Cultura e Práticas DataOps e MLOps

Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.

DEGUSTAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Clique aqui para assistir aos vídeos demonstrativos das disciplinas que serão cursadas. 

PROJETO INTEGRADO  

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, no desenvolvimento de um Projeto Integrado na área do curso.              

O Projeto Integrado é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

O objetivo deste trabalho é fazer com que o participante:

- Explore e consolide os conhecimentos adquiridos no curso;

- Desenvolva sua capacidade e autoconfiança nas soluções de problemas;

- Desenvolva sua capacidade e habilidade de comunicação;

- Produza um documento técnico-científico de qualidade e que reflita um tema relevante na área. 

O trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de caráter interdisciplinar e multidisciplinar na área de conhecimento do curso. O projeto deverá ser de cunho prático e será desenvolvido seguindo o planejamento definido pelo professor responsável.

Para a realização do projeto, o professor apresentará aos alunos um plano de trabalho com definições sobre como o trabalho será conduzido, produtos a serem entregues, composição de grupos de alunos e as formas e critérios de avaliação. 

O professor responsável pelo projeto acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito ao planejamento e execução do projeto, bem como as formas e critérios de avaliação serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e/ou vídeos.  


​REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso) 

ATENÇÂO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Recebimento de login e senha e início das aulas:

Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):

Informações Gerais