Sistemas para Internet - Tecnólogo

O Curso

INSCREVA-SE


 


O curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet objetiva a formação de um profissional que atenda a uma demanda crescente da sociedade como um todo, levando o progresso através da melhoria da produtividade e da eficiência das organizações, e da possibilidade de acesso a serviços e informações diversos e atuais pela população local, principalmente, em regiões um pouco afastadas dos grandes centros financeiros.

Adicionalmente, tais profissionais se beneficiariam da crescente expansão do número de usuários de Internet no Brasil, fato esse que tem incentivado as organizações privadas e públicas a estruturarem plataformas de negócios eletrônicos e de prestação de serviços, gerando, assim, uma demanda por profissionais capazes de implementar sistemas de informação baseados na web e em plataformas móveis.

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet apresenta um desenho moderno e inovador, pautado no aprendizado por competências e no aprendizado baseado em projetos e os alunos desenvolverão seu processo de ensino-aprendizagem trabalhando a resolução de problemas reais.

O objetivo do curso é promover a formação de profissionais para a atuação em desenvolvimento tecnológico, com conhecimentos teóricos e práticos para inserção no mercado de trabalho, com competências em desenvolvimento de sistemas e páginas para Internet/Intranet, para o comércio eletrônico, aplicativos móveis, a fim de suprir as demandas industriais e comerciais referentes ao desenvolvimento de sistemas informatizados; profissionais, esses, com sólida formação técnica, gerencial e humanista.

O profissional também deve ser capaz de lidar com tecnologias emergentes e dar manutenção a estes sistemas.

Confira AQUI a ementa detalhada do curso.

Carga Horária

2.000 horas (2,5 anos)

Valor

R$417,00

O que você irá estudar

O curso é composto por três ciclos de aprendizagem: Desenvolvimento Web Front-end, Desenvolvimento Web Back-end e Desenvolvimento Mobile. Sendo que os dois primeiros ciclos possuem dois eixos temáticos e o último ciclo possui um eixo temático, sendo que cada eixo temático tem a duração de um semestre letivo.


Cada eixo tem um tema, comum a disciplina de projetos norteadora. Nessa disciplina, serão trabalhados problemas empresariais reais, esses problemas reais virão de clientes reais, demandas sociais, demandas regionais, ou a partir de projetos de pesquisa ou de projetos de empreendedorismo e inovação.

Além dos conteúdos que alicerçam o desenvolvimento dos projetos, o curso contará com dois outros programas: Competências Comportamentais, no qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo, de forma que ele possa reagir e agir de forma alinhada à formação humanística da PUC Minas e que é tão necessária para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.



Ao final do curso, o aluno saberá aplicar técnicas e também terá desenvolvido suas competências comportamentais, sendo capaz de proceder frente às demandas atuais do mercado e da sociedade. Além disso, a cada ciclo de aprendizagem, o aluno obterá uma certificação intermediária, que favorece sua inserção profissional, antes mesmo da conclusão do seu curso.




OBSERVAÇÃO:

É recomendado que o aluno possua ou tenha acesso a um computador com a seguinte configuração: 

 MínimaRecomendada
Processadori3 3.6GHzi5 3.6GHz
Memoria4Gb8Gb
HD500GbSSD 240Gb
Placa de VideoIntegrada do processadorAMD RX 550 - 4Gb memoria
S.O.Windows 7 ou superior (Ubuntu 20.04) de 64 bitsWindows 10 (Ubuntu 20.04)
NavegadoresChrome v81Chrome v82
Link1 mbps10 mbps


Áreas de atuação

O tecnólogo em Sistemas para Internet encontra oportunidades de inserção em empresas de pequeno, médio e grande porte; em empresas privadas de capital nacional e multinacional (empresas de tecnologia, indústrias, instituições financeiras, comércio varejista, empresas de consultoria, organizações de comércio exterior, ONGs, institutos e centros de pesquisa, outras organizações); podendo ainda constituir e gerenciar o seu próprio negócio.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Projetar, desenvolver, testar, implantar, manter, avaliar e analisar páginas para sites de internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a internet;

  • Avaliar, especificar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações;

  • Elaborar e estabelecer diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo;

  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Transferência externa

Alunos de outras instituições com cursos em andamento poderão ter dispensa de disciplinas após devida análise do coordenador do curso. Informamos que em alguns casos pode haver necessidade de realização de provas avaliativas de conteúdo. Esse processo está regulamentado pelas Normas Acadêmicas Institucionais (item 7.2). 

O edital para Transferência Externa encontra-se em aberto. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Ele é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação no último ano do curso (concluintes). Em caso de convocação, alunos da PUC Minas Virtual no exterior precisam comparecer ao Brasil para realizar a prova do Enade, presencialmente, por determinação no Inep/MEC.


TurnosPeríodos
Virtual5

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvedor Web Front-End

1° período

Formação: Tecnólogo

2° período

Formação: Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvedor Web Front-End

2° período

Formação: Tecnólogo

3° período

Formação: Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvedor Web Full-Stack

3° período

Formação: Tecnólogo

4° período

Formação: Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvedor Web Full-Stack

4° período

Formação: Tecnólogo

5° período

Formação: Qualificação Profissional de Nível Tecnológico em Desenvolvedor Mobile Full-Stack

5° período

Formação: Tecnólogo

Corpo Docente